Técnica da hidrossemeadura é aplicada para prevenção e contenção de erosão de encostas em Schroeder
Utilizada para evitar erosões em taludes, a técnica da hidrossemeadura foi aplicada recentemente nas ruas Alberto Zanella e Amazonas, em Schroeder.
O processo acontece com a ajuda de máquinas hidráulicas especiais, que fazem o espalhamento do composto. A pulverização é realizada com uma mistura entre sementes, fertilizante, água e um material adesivo.
De acordo com o prefeito Felipe Voigt, a obra de pavimentação da rua Alberto Zanella está na fase final e o serviço de hidrossemeadura foi executado no dia 15 de novembro.
Lançada por um jato de alta pressão de um caminhão ou reboque, a massa é projetada, se aderindo e colando na superfície do terreno, formando uma camada protetora consistente que, além de fixar as sementes, e demais componentes, funciona como um escudo provisório contra a ação das intempéries (chuva, sol…) até a efetiva fixação da vegetação indicada.
“O processo é usado na prevenção e contenção de processos erosivos, levando em conta as características específicas de cada área/obra, incluindo o tipo de solo, inclinação, clima, aspecto paisagístico e objetivos do projeto”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Jean Carlos Walz.
As espécies de plantas a serem utilizadas são cuidadosamente escolhidas visando o rápido recobrimento das áreas e o estabelecimento de uma vegetação duradoura.
“A cor verde é um corante para identificar onde foi feito o espalhamento. Com o sol e os dias de chuva, ela desaparece e logo as plantas começam aparecer”, afirma a engenheira Ivandra de Souza.