Dia da Banana: Prefeito de Schroeder é surpreendido com quadro artesanal feito com fibra da bananeira
O prefeito Felipe Voigt foi surpreendido com um quadro artesanal feito com fibra de bananeira nesta quinta-feira (22), Dia da Banana. A data comemorativa, tão importante para ele, que é bananicultor, quanto para Schroeder, que produz a Banana Mais Doce do Brasil, foi celebrada com uma obra exclusiva.
Felipe recebeu o quadro 3D – que retrata uma casa, a paisagem no entorno da residência e o bananal – da artesã Inês Kloch. O trabalho artesanal impressiona pela beleza dos detalhes.
“Esse quadro mostra uma criatividade no uso da fibra da bananeira, algo que ninguém imaginava que poderia ser aproveitado para uma coisa tão bela. A parte artesanal tem pegado corpo com as feiras realizadas na nossa cidade, oportunizando visibilidade a trabalhos que as pessoas, muitas vezes, desconheciam. Isso demonstra o potencial de Schroeder. Parabenizo a todos os artesãos pelo belo trabalho”, enfatiza.
O prefeito também falou da importância econômica da bananicultura para o Município e citou o trabalho que envolve muitas famílias schroedenses, que se sustentam com o cultivo da fruta.
“O Dia da Banana é importante para o município e para mim, pois sou produtor. Não é um ramo muito fácil de conduzir, porque é muito braçal, e, faça chuva ou faça sol, é preciso estar lá. Mas, eu tenho muito orgulho de, como prefeito, também representar a classe produtora da banana”, garante Felipe.
O secretário de Planejamento, Gestão e Finanças do Município, Denilson Weiss, lembrou que Schroeder possui 3 empresas que atuam no beneficiamento da banana, contribuindo para o cenário econômico local.
“Essas empresas já exportam seus produtos. Além disso, ainda temos mais de 200 famílias envolvidas com a bananicultura. Portanto, é uma atividade econômica muito importante para o Município”, ressalta.
Para celebrar a data, o prédio da Prefeitura recebeu decoração alusiva ao Dia da Banana, a pedido do prefeito, possibilitando a degustação da fruta.
TRABALHO ARTESANAL
A artesã Inês Kloch diz que a técnica utilizada na obra foi pintura e utilização da fibra da bananeira. O trabalho, que pode ser feito sob encomenda, provavelmente não sairá igual, pois cada peça é única.
“A ideia era retratar Schroeder em uma paisagem e ali tem tudo o que nos representa. Ainda somos um município quase que totalmente agrícola e a origem é de colonização alemã, por isso a casa tipo enxaimel”, comenta.