Atividades adaptadas auxiliam no desenvolvimento dos alunos da Educação Especial de Schroeder
Professores da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Schroeder vêm desenvolvendo uma série de atividades para estimular alunos com necessidades especiais em sala de aula.
Esses exercícios de aprendizagem são compartilhados entre os profissionais, para que, cada vez mais, os estudantes possam evoluir e se integrar às turmas.
A orientadora da Educação Especial, Joelma da Silva, explica que esses alunos, que antes apresentavam muitas dificuldades na aprendizagem, agora estão incluídos em sala de aula, participando de todas as atividades em classe e extraclasse.
Esse trabalho adaptado acontece de acordo com o planejamento do professor-regente, com auxílio do segundo professor, ou professor auxiliar.
“Temos um grupo de WhatsApp para que os professores da educação especial possam compartilhar as atividades realizadas em sala, para que possamos acompanhar o trabalho mais de perto e isso os estimula a desenvolver cada vez mais trabalhos que deem condições de maior desenvolvimento aos alunos”, explica Joelma.
Os estudantes também praticam atividades do dia a dia, com o intuito de desenvolver sua autonomia para ir ao banheiro, alimentar-se e locomover-se em todos os espaços da escola.
“A gente está vendo o progresso desses alunos e isso é muito importante. Dentro da escola, eles estão se sentindo incluídos e capazes de desenvolver as atividades propostas”, comenta.
A secretária municipal de Educação, Armelinda Walz Schmitt, destaca que todas as atividades desenvolvidas valorizam o aluno individualmente, fazendo que tenham maior autonomia e progresso, e possam se desenvolver da melhor forma.
“Parabenizamos todos os profissionais que se envolvem neste trabalho especial, que exige muito comprometimento e, principalmente, amor e dedicação”, ressalta a secretária.
As professoras dos polos de AEE (Atendimento Educacional Especializado) também auxiliam este trabalho de inclusão no ambiente escolar. Os polos de AEE foram implantados pela Gestão Municipal, desde o ano passado.
Para Armelinda, ampliação desses polos na rede municipal de ensino é de grande importância e necessidade na educação.