Vice-prefeito e equipe de governo de Schroeder recebem comitiva da Festa Nacional do Pirão

Na tarde desta terça-feira (16), o vice-prefeito de Schroeder, Lauro Tomczak, recebeu comitiva do município de Barra Velha para tratar da 24ª Festa Nacional do Pirão 2022, de 2 a 7 de setembro.

O encontro contou, ainda, com o diretor de Turismo, Adilson Pommerening, a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder, secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, Somira Hackbarth Kasmirski, controladora do Município, Mariza Piske, diretora da Defesa Civil, Alexandra Zanella, e a diretora de Convênios, Rafaela Kienen.

Representando o Executivo Municipal, Lauro recebeu convite para a abertura oficial da festa, no próximo dia 2 de setembro. O vice-prefeito agradeceu o convite em nome do prefeito Felipe Voigt, que se ausentou devido a um compromisso.
Lauro lembrou que os dois anos de pandemia, que impediram diversos eventos, fizeram a comunidade perceber a essência familiar das festas e confraternizações, além de dar mais valor à vida.

“Neste sábado tivemos o Festerê na Praça e Festival da Canção, onde passou mais de 2.700 pessoas, e a gente vivenciou esse momento, percebemos esse calor humano essa valorização da família. Com certeza, a Festa do Pirão também será um sucesso”, apontou.
O vice-prefeito ressaltou o trabalho da rainha e princesas da Festa Nacional do Pirão, que se dispuseram a divulgar o tradicional evento. Laura, 2ª princesa, disse que a festa vai mostrar um pouco da cultura açoriana, através de apresentações musicais, recital de poesias, danças típicas e espaço de artesanato.

“Além de shows e apresentações, temos a gastronomia, que é o principal. Esse ano teremos uma praça de alimentação muito ampla. Então, convidamos todos a provar da nossa gastronomia, que é um dos pontos altos da nossa festa”, completou Geovana, 1ª princesa da festa.
Ao lembrar que pirão com linguiça igual ao de Barra Velha não há, Estela, a rainha da festa, também enfatizou os shows de projeção nacional que vão animar o evento. Nomes como Leonardo, Maiara e Maraísa, Eduardo Costa e Raça Negra estão confirmados.

O diretor de Turismo de Barra Velha, Davi Bottencout Henrique, ressaltou Barra Velha preparou uma estrutura diferente nesse ano, visando um espaço mais aconchegante para as famílias, de forma que possam apreciar os shows, mas, também, a cultura e a gastronomia. A diretora da Amvali, Juliana Demarchi, também acompanhou a comitiva.

REGIÃO UNIDA

Adilson Pommerening destacou o trabalho que a Amvali vem fazendo com foco regional, onde os municípios vêm se unindo cada vez mais para alavancar o turismo. “Para, justamente, mostrar a nossa força. Confirmando-se a vinda do ministro do Turismo [Carlos Alberto Gomes de Brito] a Barra Velha [na Festa do Pirão], já existe um trabalho pronto para ser entregue a ele para fomentar a região”, comentou.