Abordagem a pessoas em crise psicossocial é tema de capacitação em Schroeder
O período de recesso escolar tem sido um momento de capacitação para professores e demais servidores da Rede Municipal de Ensino. Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), profissionais da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal da Saúde, da Assistência Social e do Conselho Tutelar de Schroeder estão participando da palestra Urgência e Emergência em Saúde Mental.
Divididos em 4 grupos, eles realizam a capacitação em horários diferentes, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
O evento é uma parceria entre as Secretarias da Educação e Saúde junto ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, esteve presente no primeiro dia da capacitação para dar as boas-vindas aos participantes.
Conforme a SEMEC, a palestra surge da necessidade constante de capacitação profissional, sendo este assunto uma das principais demandas do espaço escolar na atualidade.
“Tem sido um momento de ouvir e refletir um pouco sobre nossas atitudes. No meio a tantas cobranças, precisamos parar um pouco e pensar em nós mesmos… precisamos ter mais empatia pelo outro, entender e compreender antes de julgar”, destaca a secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt.
A proposta é ampliar a competência desses servidores e colaboradores, para que eles possam oferecer uma assistência mais adequada, evitando-se o possível agravamento dos quadros relacionados à saúde mental.
A palestrante do evento, a bombeira Emanuelli Hinkeldei, destacou que o conteúdo abordado serve para os profissionais capacitados atenderem melhor os pacientes e fazerem uma abordagem mais terapêutica com quem necessita de ajuda.
“É um protocolo que foi criado e segue um passo a passo. Eles vão saber lidar com o paciente e vai fazer com que o paciente fique mais calmo, que ele crie vínculo com a pessoa que estará aplicando o protocolo. É algo mais voltado à humanização”, explica, acrescentando que o objetivo é que saibam abordar o paciente em uma crise psicossocial.
Dentro do tema, estão sendo trabalhados assuntos como crises psicossociais (elementos para reconhecer uma crise, reações esperadas, primeiros socorros, entre outros), transtornos mentais (conceito), agitação e crises psicóticas (definição, avaliação de risco e estratégia de abordagem), contenção (conceito e técnicas), comportamento suicida (aspectos psicológicos, condutas e manejo, entre outros) e comunicação de más notícias (conceito).