Pura Poesia encanta público e alunos de Schroeder são premiados na etapa Municipal

Ao contribuir para a formação do imaginário e da criatividade, a poesia também constrói uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.

Robert Lee Frost, um dos poetas americanos mais importantes do século 20, afirmou que “Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras”.

Para os alunos de Schroeder, declamar frente a um público de 300 pessoas encerrou a intensa jornada na magia dos versos, rimas e estrofes.

Falar claramente, usando a entonação e a expressão corporal para encantar os espectadores e os jurados foi o desafio dos candidatos do Concurso de Declamação Pura Poesia, ocorrido no sábado (25).

O prefeito Felipe Voigt esteve presente no evento, realizado na Sociedade Vitória, incentivando os estudantes schroedenses. Ele considera importante oportunizar que as crianças possam falar em público, representando a escola. “É uma forma de prepará-los para o futuro”, comentou.

“Quero agradecer aos dirigentes das escolas, que se empenharam junto aos professores, para fazer essa apresentação, um trabalho que nos deixa orgulhosos, e agradecer aos pais que vieram prestigiar”, completou o prefeito.

Ao todo, 56 candidatos representaram as escolas municipais e estaduais, além de unidades da rede privada, que participaram na categoria da Educação Infantil. A secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, que acompanhou também a primeira etapa do concurso nas escolas, falou sobre o envolvimento que possibilita o andamento do projeto.

“É um evento muito importante para a Educação. Neste ano, nós tivemos 56 candidatos, então, é um trabalho desenvolvido nas escolas pelos nossos professores, diretores, toda a equipe pedagógica, e a presença da família fortalece essa parceria – família e Educação”, assegurou.

Já a escritora Marlene Kohts, que veio de Campo Mourão/PR, disse que conhecia Schroeder, pois tem família na cidade, mas foi surpreendida com a dimensão do Pura Poesia.

“Foi gratificante ser convidada a participar, eu fiquei muito entusiasmada e foi uma surpresa muito linda da organização do evento. A minha irmã reside aqui, então já estive na Escola Delfino falando sobre a experiência de ser autora e é a primeira vez no concurso de poesias como jurada”, comentou.

APRENDIZADO

Interpretar uma poesia é um trabalho que exige compreensão, memorização, postura cênica, impostação de voz e outros cuidados que dão qualidade artística ao trabalho. Portanto, a declamação proporciona diversos aprendizados.

Moradora do Bairro Sossego, Márcia Alice da Luz esteve no evento para prestigiar a filha, Júlia Soares da Luz, de 14 anos, que frequenta o 8º ano na Escola Emílio da Silva e venceu na Categoria B4.

A mãe destacou a importância de incentivar os alunos, professores e comunidade escolar. “A poesia faz parte da cultura e da vida de cada um de nós”, disse.

Aos 10 anos, o aluno João Pedro Vasconcelos da Silva, que frequenta o 5º ano da Escola Luiz Delfino, conquistou o 1º lugar na Categoria B2. Ele declarou que o Pura Poesia, além de proporcionar diversão, oportunizou aprendizado e a possibilidade de expressar os sentimentos.

Todos os candidatos receberam uma premiação pela participação no evento.

RESULTADOS

Estudantes que participaram da Categoria E – Educação Especial

– Lucas Ponticelli, que frequenta o Pré II do JI Chapeuzinho Vermelho, e esteve acompanhado da professora Marinéia Viergutz Anastácio;

– Christopher Charles Crisosthomme, que frequenta o 1º ano da EM Professora Kismara Lislei Walkinir Moreira, com a professora Leonídia Bauer Weidauer;

– Emily Raissa Pereira, que frequenta o 4º ano da EM Professora Clarice Lange Jacobi, com o professor Marcio Adriano Sabino;

– Nicolas Guilherme Prólo Melninski, que frequenta o 4º ano da EM Professora Sarita Beck Rezende, com a professora Andréia Viana;

– Eduardo Zelfeld Schutz, que frequenta o 5º ano da EM Castro Alves, com o professor Harildo Konell;

– Christian Eduardo Gutz, que frequenta o 2º ano do Ensino Médio da EEB Miguel Couto, com as professoras Alíria Wiuira Benícios de Carvalho e Cristina Rodrigues dos Santos Proença.

Estudantes que participaram da Categoria A1 – Maternal II e CEIMs – Educação Infantil

– Ana Maria Zanella, do CEIM Primeiros Passos, com a professora Fabíola Gretter;

– Yasmin Trapp Zoz, do CEIM Girassol, com as professoras Katia da Costa Guckert e Jéssica Peschke Schulz;

– Mateus de Lima Lopes, do JI Pingo de Gente, com as professoras Patrícia Lima e Edite Helena Hang;

– Nicolas Corrêa, do JI Cantinho Alegre, com a professora Cátia Cristina Stinghen;

– Heloisa Rafaella Gonçalves Vieira, do CEIM Ezélia Correia Lombardi, com as professoras Geni Cancino e Aline Silva de Almeida;

– Helena Elyzabeth Titon, do JI Abelhinha Feliz, com a professora Ana Maria Cordeiro;

– Melini Damor Raeder, do CEIM Cristiane Inês Zerbin, com as professoras Dayana Fogolari Gonçalves e Luciene do Carmo.

Categoria A2 – Pré I e Pré II – Pré-Escola – Educação Infantil

– 1º lugar – Luigi Finckler Lavaqui, que frequenta o Pré II do JI Crescer e Aprender, com a professora Larissa Grossl Martins;

– 2º lugar – Antonella Tomelim Boff, que frequenta o Pré I do JI Chapeuzinho Vermelho, com a professora Gracielli Schwingel;

– 3º lugar – Lara Gabrielly da Silva Strelow, que frequenta o Pré I do JI Pequeno Príncipe, com a professora Edna Maria da Rocha.

Categoria A3 – 1º ano do Ensino Fundamental

– 1º lugar – Laisa Eduarda Arantes Moreto, que frequenta o 1º ano da EM Profa Clarice Lange Jacobi, com a professora Fabiane Muller;

– 2º lugar – Maisa Penno, que frequenta o 1º ano da EM Prof. Emílio da Silva, com a professora Carmen Leonice Felippi Schmitz;

– 3º lugar – Stela Katherine Toledo de Jordan, que frequenta o 1º ano da EM Profa Kismara Lislei Walkinir Moreira, com a professora Janaina Gaedke Lindner.

Categoria B1 – 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

– 1º lugar – Evelyn Prust Pereira da Silva, que frequenta o 3º ano da EM Prof. Santos Tomaselli, com a professora Jhéssica Frigoto;

– 2º lugar – Livia Volles Onofre, que frequenta o 3º ano da EM Prof. Emílio da Silva, com a professora Diviê Roberta Welter Carvalho;

– 3º lugar – Angelyna Yohana de Oliveira Titon, que frequenta o 3º ano da EM Profa Clarice Lange Jacobi, com a professora Carina Alves da Silva Luiz.

Categoria B2 – 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

– 1º lugar – João Pedro Ribas Gonçalves da Silva, que frequenta o 5º ano da EEF Luiz Delfino, com a professora Neuza Nogueira;

– 2º lugar – Emely Yasmin Guckert, que frequenta o 5º ano da EM Castro Alves, com o professor Harildo Konell;

– 3º lugar – Ester Lemke, que frequenta o 5º ano da EM Profa Clarice Lange Jacobi, com a professora Zenaide Maria Franzener.

Categoria B3 – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

– 1º lugar – Agatha Kayla de Morais Lindner, que frequenta o 6º ano da EM Prof. Emílio da Silva, com a professora Kezia Fernandes Garces Martins.

– 2º lugar – Pietra Victoria Nascimento, que frequenta o 6º ano da EM Prof. Santos Tomaselli, com a professora Márcia Ferreira da Silva;

– 3º lugar – Braian Welynton Giacomozzi Dias, que frequenta o 7º ano da EEF Luiz Delfino, com a professora Cristiane Moreira Cota.

Categoria B4 – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental – Individual

– 1º lugar – Júlia Soares da Luz, que frequenta o 8º ano da EM Prof. Emílio da Silva, com a professora Kezia Fernandes Garces Martins;

– 2º lugar – Alícia Vieira Bolduan, que frequenta o 8º ano da EM Prof. Santos Tomaselli, com a professora Márcia Ferreira da Silva;

– 3º lugar – Ana Beatriz Ribas Gonçalves da Silva, que frequenta o 9º ano da EEF Luiz Delfino, com a professora Cristiane Moreira Cota.

Categoria B5 – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental – Dueto

-NÃO HOUVE INSCRIÇÃO.

Categoria C1 – Ensino Médio – Individual

– 1º lugar – Julia Cristyne Anastácio, que frequenta o 1º ano da EEB Miguel Couto, com as professoras Alíria Wiuira Benício de Carvalho e Cristina Rodrigues dos Santos Proença.

Categoria C2 – Ensino Médio – Dueto

– 1º lugar – Jamilly Vitória Alves e Melory Cattani da Silva, que frequentam o 2º ano da EEB Miguel Couto, com ao professores Claiton Moacir dos Santos e Cristina Rodrigues dos Santos Proença.