10% dos pacientes de Schroeder não comparecem às consultas com especialistas agendadas nas unidades de saúde
Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Schroeder no mês de maio, apontou que, das consultas agendadas nas unidades de saúde durante o mês, uma média de 10,5% dos pacientes não comparece no dia marcado para o atendimento.
Conforme o setor, o Município faz compra de consultas especializadas para ofertar o acesso aos pacientes que estão na fila do SUS (Sistema Único de Saúde), com o objetivo de reduzir o tempo de espera.
“A gente fica triste, porque o Município corre atrás dos orçamentos, faz o credenciamento ou a licitação para consulta com especialista, para disponibilizar aos usuários que estão na fila de espera e, quando eles são agendados, uma parte não comparece”, ressalta a secretária da Saúde, Ingrit Eli Roweder.
Isso faz com que alguns pacientes não só deixam de consultar, como também impeçam outras pessoas de serem atendidas em seu lugar.
“Quando ele é agendado e não tem interesse na consulta, esse paciente deveria nos comunicar e assinar a desistência, para que a gente possa ter tempo hábil de colocar outro paciente no lugar. Isso daria agilidade ao atendimento, faria a fila andar mais rápido”, orienta a secretária.