PROERD: Quase 300 alunos se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência em Schroeder

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar, formou 291 estudantes do 5º ano da rede municipal e estadual de ensino em Schroeder.

A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (8), no Ginásio de Esportes Alfredo Pasold e contou com autoridades do Município, pais e alunos.

A mesa principal foi formada pelo prefeito Felipe Voigt, vice-prefeito Lauro Tomczak, presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Burgardt, pelo comandante do 14º BPM, major Edson de Jesus da Silva, comandante do Grupamento Militar de Schroeder, sargento Diego Santos Ferrão, comandante operacional da Corporação de Bombeiros Voluntários, José Félix Neto, presidente da ACIAS, Anderson Vieira, chefe de Gabinete, Sônia Sirlene Zoz, e secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt.

O prefeito Felipe falou sobre a constância e a importância do Proerd para os alunos schroedenses.

“É um programa que vem acontecendo na nossa cidade há 22 anos, e [aqui temos] mais uma formatura de praticamente 300 crianças do 5º ano. É um orgulho estar presente nesse evento e ver essas crianças saindo daqui com conhecimento antidrogas, para que não se envolvam em situações difíceis na sua vida”, pontuou.

O chefe do Executivo ressaltou a parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal da Educação, que possibilitam o desenvolvimento do trabalho.

“É muito gratificante a gente ver as nossas crianças passando por mais uma etapa dessas e com certeza vão levar esse ensinamento para a vida”, concluiu.

Em seu discurso, o major Édson destacou os benefícios do Proerd, que vem sendo desenvolvido com muita dedicação pela Polícia Militar. O instrutor do Programa Educacional, sargento Luiz Carlos Massaneiro, conduziu a cerimônia.

PM + ESCOLA + FAMÍLIA

A secretária de Educação, Armelinda, ressalta que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência é uma parceria entre a Polícia Militar, a escola e a família.

Segundo ela, os pais têm papel fundamental nesta parceria, pois acompanhar os filhos, principalmente nesta fase de pré-adolescência, é muito importante.

“Reservar cinco minutos por dia para conversar com os filhos, perguntar como foi o seu dia, o que fizeram na escola, quem são seus amigos…. são momentos que farão a diferença na educação de seu filho”, enfatiza.

Armelinda deseja que as lições que os alunos estudaram ao longo dos encontros possam guiá-los a trilhar um caminho do bem, para que possam fazer boas escolhas ao longo da vida.

“Com o juramento que realizaram no dia da formatura, possam prestar o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência”, declarou.

Durante a solenidade, os alunos do Proerd concorreram a uma premiação pela melhor redação relatando a experiência com o Programa Educacional. O estudante João Pedro Ribas Gonçalves da Silva, da escola Luiz Delfino, foi o vencedor e ganhou uma bicicleta.

Também houve sorteio de bikes entre os alunos e o momento mais esperado por eles, a presença do mascote do Proerd, o leão Daren.