Município recebe projeto de revitalização do Parque de Eventos elaborado pela Amvali

Na última quinta-feira (2), a equipe de Engenharia e Planejamento da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) apresentou o projeto da Requalificação do Parque de Eventos para a Gestão Municipal de Schroeder.

O encontro contou com a presença do prefeito da cidade, Felipe Voigt, e a equipe técnica da Prefeitura, que recebeu o projeto urbanístico de revitalização do espaço para a construção de áreas de lazer e esporte.

O prefeito ressalta que o trabalho feito pela Amvali traz uma visão sobre o potencial daquela área e orienta sobre como aproveitá-la de maneira adequada, mesmo que as construções sejam feitas aos poucos.

“A ideia é ter um mapeamento para, no futuro, ir transformando aquele local de maneira correta, ou seja, se formos construir um pavilhão, já teremos o local correto e a posição, para que se integre às outras estruturas”, explica Felipe.

A intenção da Amvali é auxiliar o Município na captação de recursos para viabilizar o novo Parque de Eventos, onde é realizada a Schroederfest.

O diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Denilson Weiss, destaca que, embora no momento o Município tenha outras prioridades, o projeto mostra onde Schroeder poderá chegar em termos de estrutura para o Parque de Eventos.

“Se, no futuro, pudermos ter um mirante, ele já está previsto e sabemos onde vai ficar, que tipo de estrutura podemos fazer… É um projeto que hoje está orçado em R$ 17 milhões, portanto, não será desenvolvido do dia para a noite, mas a longo prazo, conforme os recursos forem captados”, ressalta.

Segundo a associação, a concepção do projeto teve a preocupação de manter aspectos históricos e culturais, bem como o valor ambiental do espaço, realizando um levantamento de áreas consolidadas, conservando ambientes preservados e a realização de construções hibridas e inclusivas.

Contando com uma área de aproximadamente 105 mil m², sendo considerada uma área útil de intervenção aproximada de 45 mil m² e 60 mil m² de predominação de vegetação, o parque inclui a construção de uma arena multiuso para 2 mil lugares, quadras externas, revitalização do campo de futebol, arquibancadas, parquinhos, academia, pista de caminhada e ciclovia.

Além disso, o projeto prevê arvorismo, pistas de pump track e bicicross, anfiteatro, deck para canoagem e um mirante com visão de 360 graus do município. A revitalização do espaço ainda conta com estacionamentos, local para implantação de food trucks e estruturas para grandes eventos ao ar livre.

O estudo para a elaboração do novo modelo é denominado de “master plan”, termo em inglês que pode ser traduzido como plano abrangente, também conhecido como plano geral ou plano mestre. O “master plan” é um processo ordenado que determina os objetivos e aspirações da comunidade em termos de desenvolvimento de um espaço.