Secretaria de Educação investe em oficina de aprendizagem robótica gratuita para alunos

A Prefeitura Municipal, por meio de convênio da Secretaria de Educação de Schroeder com o Senai, está oferecendo oficina de aprendizagem robótica gratuita a alunos do ensino fundamental.

O cronograma de atividades começou dia 25 de maio e vai até 9 de novembro, em encontros realizados uma vez na semana.

O lançamento da Oficina Maker contou com a presença do prefeito municipal, Felipe Voigt, da secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, pais e alunos selecionados para o programa de aprendizagem.

“O investimento é todo feito pela Gestão Municipal, através da Secretaria de Educação. O curso é gratuito, no contraturno, e oferecido para alunos do 8º e 9º ano. É um programa onde o estudante põe a mão na massa e é o protagonista”, explica a secretária.
Segundo Armelinda, as escolas definiram os critérios e organizaram a lista que formou duas turmas de 30 alunos, das Escolas Emílio da Silva e Santos Tomaselli.

A Oficina Maker, da Escola Senai, proporciona a construção das próprias habilidades. Além de conhecimentos técnicos, o estudante também tem a oportunidade de desenvolver competências socioemocionais essenciais para a vida, como a criatividade, a responsabilidade, a autoestima e a empatia.

O Programa auxilia na construção dos conceitos de matemática, história, geografia e outras disciplinas.

CONSTRUINDO PONTES

A construção de pontes para o conhecimento deu o tom do desafio da segunda aula de robótica nesta quarta-feira (1º). Separados em grupos, alunos animados praticavam a tarefa da manhã: construir uma ponte apenas com os recursos disponíveis na caixa que receberam, forte e ampla o suficiente para que pesados carrinhos passassem pela estrutura e esta aguentasse sem cair.

“Aqui estamos desenvolvendo o trabalho em equipe, o uso de soluções criativas, estimulando as diferenças. Eles estão super empolgados com o desafio e essa disputa saudável entre as equipes os motiva também. Ao longo do tempo, os desafios vão mudar e aumentar”, explica a professora”, Jaqueline Dickow.

Para o aluno da Escola Emílio da Silva, Jadson Daniel Wolf Eissmann, de 14 anos, o curso está sendo muito estimulante. Segundo ele, a atividade de hoje permitiu que todos usassem a criatividade para solucionar o problema.

“Estamos trabalhando em equipe, reunindo ideias para que a ponte cumpra o propósito. Esta é a primeira vez que participo de um curso de robótica e estou gostando muito”, comentou.

Também aluna da Emílio da Silva, Sthefany Pires, 14 anos, diz que as aulas têm sido ótimas e que todos estão se esforçando para cumprir o desafio. O colega de grupo, Luiz Antônio Macedo Blosfeld, 15, afirma que a oficina está sendo muito legal e que vê a oportunidade como uma grande oportunidade para o desenvolvimento dos estudantes.