Centro de Educação Infantil do Itoupava-açu abre as portas nesta quinta (2), em Schroeder

O CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Isabella Gomes dos Santos, localizado no bairro Itoupava-açú, abre as portas nesta quinta-feira (2).

Depois de equipar completamente a unidade escolar, a Gestão Municipal de Schroeder vai recepcionar os profissionais que vão atuar no CEIM: serventes, merendeiras, professores e auxiliares, além de alguns convidados.

Após, haverá reunião pedagógica para professores e auxiliares e encontro com as nutricionistas da SEMEC para merendeiras e profissionais da limpeza.

O prefeito Felipe Voigt fala da satisfação de finalmente ver que a creche está apta ao funcionamento. Segundo ele, durante a pandemia não era possível fazer contratações e, portanto, vencidos todos os trâmites, agora a unidade passará a acolher as crianças do Itoupava-açú.

“Sabemos da importância que a creche tem para aquela comunidade e fizemos todo o esforço para que aquele projeto fosse concluído”, revela Felipe.

A secretária municipal de Educação, Armelinda Walz Schmitt, também destaca todo o esforço que foi feito para que a unidade pudesse iniciar as atividades.

“Essa obra será de suma importância para a comunidade de Itoupava-açu. Nós vamos conseguir diminuir a demanda de atendimento no bairro, atendendo aproximadamente 40 crianças em período integral e, também, em turno nessa unidade”, revela.

Armelinda diz que, embora a unidade já estivesse construída, foi necessário estruturá-la adequadamente, oferecendo segurança e equipando a creche.

“O desafio foi de, primeiramente, colocarmos segurança para essas crianças para iniciarmos o atendimento. Foi realizada a obra de paisagismo e segurança, com a colocação do muro, da cerca e do estacionamento, que foi um investimento da Administração Municipal, de aproximadamente R$ 270 mil”, explica.

EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO

Através de emenda parlamentar da deputada Dirce Heiderscheidt (MDB), conquistada pela vereadora Ana Leon (MDB), o prédio foi totalmente mobiliado, desde as salas de aula, sala dos professores, berçário, salas administrativas (mesas de trabalho, gaveteiros, mesa de reunião, estantes de aço, cadeiras e mesas para estudantes, computadores, notebooks, smart TV etc.), refeitório e cozinha (fogão industrial, cafeteira, sanduicheira, micro-ondas, batedeira, centrífuga de frutas, esterilizador de mamadeiras, refrigerador industrial, refrigerador, máquina de lavar, lava jato, utensílios domésticos etc.), até aquisição de brinquedos didáticos e parque infantil. O investimento foi de R$ 200 mil.

FUNCIONAMENTO

A diretora do CEIM Isabella, Geziane Machado, destaca que a expectativa pelo funcionamento da creche é grande por parte dos professores, funcionários e pais.

“Estamos muito felizes com tudo, com os preparativos e com o espaço. Nossa expectativa é de que possamos recepcionar as crianças na próxima semana”, ressaltou.

Aproximadamente 13 pessoas formarão a equipe do CEIM, entre direção, orientação, funcionários e professores. A estrutura possui uma sala uma para maternal e outra para berçário. Até esta quarta-feira (1º), 38 crianças estavam matriculadas e restavam duas vagas no maternal.

O Centro de Educação Infantil Municipal leva o nome da menina Isabella Gomes dos Santos, de 5 anos, vítima de leucemia linfoblástica aguda no dia 13 de julho de 2021. Ela estudava no pré 2 da escola municipal Rui Barbosa e morreu após três meses de tratamento contra a leucemia.

A construção do prédio foi realizada com 400 mil de recurso estadual, mais contrapartida da Prefeitura.