Gestão Municipal repassa terreno à Apae Schroeder para construção da sede da entidade

Na manhã desta quarta-feira (13), foi realizada a lavratura da escritura de doação do imóvel onde será construída a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Schroeder (Apae).

O evento contou com a presença do prefeito municipal, Felipe Voigt, vice-prefeito, Lauro Tomczak, presidente do Legislativo, Manoel Ednilson Burgardt, presidente da Apae, Queli Mariana Melchioretto Luciani, escrivão de paz Sérgio Paulo Jacoby, empresário benemérito da Apae, Nelson Pereira, além da chefe de Gabinete, procurador municipal, servidores e secretários municipais, vereadores e demais membros da diretoria e conselho da Apae.

“A conjunção de vontades e esforços da sociedade civil organizada, do Poder Legislativo e do Poder Executivo Municipal, permitiu que a semente plantada germinasse em solo fértil e se concretizasse neste ato”, sintetizou o procurador municipal, Daniel Massimino, responsável pelo cerimonial.

Após as boas-vindas, ocorreu o ato da lavratura, conduzido pelo escrivão de paz. O prefeito municipal assinou a escritura doando o terreno para construção da sede da entidade, seguindo-se a assinatura da presidente da Apae. A área, localizada no bairro Duas Mamas, possui 20 mil metros quadrados.

A construção da sede da Apae Schroeder será viabilizada pelo empresário Nelson Pereira, em um investimento de R$ 2 milhões. Amigo do prefeito municipal de Schroeder, Pereira ressaltou que a semente para possibilitar a obra foi plantada por Felipe.

“Graças a você, o teu sonho, que hoje é o nosso sonho, vai se realizar. Essa obra a gente vai fazer como se fosse nossa, com o maior cuidado. Agradeço ao Felipe pela iniciativa e, se Deus quiser, até dezembro a obra vai estar finalizada”, afirmou o empresário.

ENVOLVIMENTO DE MUITOS

A presidente da entidade lembrou que uma associação não existe sem o envolvimento gratuito das pessoas e, portanto, a Apae Schroeder foi muito abençoada.

“Nós encontramos um Executivo extremamente presente e cuidadoso e com muita ânsia de fazer acontecer. Encontramos um Legislativo que apoia muito e age pela causa, e uma diretoria e conselheiros muito envolvidos, além da grata felicidade de encontrar um benfeitor, um doador, que vai nos presentear com essa construção”, apontou Queli.

O esforço conjunto em prol da entidade também foi lembrado pelo presidente da Câmara. Burgardt ressaltou que esse sonho se torna realidade para beneficiar uma importante parcela da população, que merece um atendimento local. Ele parabenizou aos envolvidos e agradeceu o empenho.

Também convidado a se manifestar, o escrivão de paz explanou sobre o crescimento e evolução do Município desde 2004, quando migrou para Schroeder. Para Jacoby, a cidade tem todas as condições de ser um ícone, um expoente, em todo o Vale do Itapocu. E o projeto da Apae é um indicador dessa capacidade.

AGILIDADE NOS PROCESSOS

Ainda em campanha eleitoral em 2020, ao visitarem algumas residências, Felipe e Lauro confirmaram a necessidade de uma estrutura para a Apae Schroeder. O vice-prefeito lembrou que, desde então, diversos passos foram dados em direção da concretização da entidade.

E a agilidade com que tudo aconteceu surpreendeu a todos, culminando com o gesto solidário do empresário Nelson Pereira. “A Apae não vai parar por aí, ela precisa disso, de união de forças para dar continuidade ao trabalho”, pontuou Lauro.

Na sequência, o prefeito Felipe lembrou de que, há alguns meses, após conhecer a sede da Apae Guaramirim, soube que o terreno para a construção daquela entidade tinha sido ofertado pelo amigo, Nelson. Ao parabenizá-lo, comentou que tinha o sonho de construir a Apae Schroeder.

“Mas pode contar comigo, ele [Nelson] prontamente me respondeu. E eu pensei que quando chegasse a hora iria chamá-lo para conversar. Mas, ele nem me deixou ir ao encontro dele. Ligou e pediu para ser recebido aqui no Gabinete. Veio aqui e, em poucas palavras, me disse: eu vim me oferecer para doar a construção da Apae para Schroeder. Eu não sabia se chorava ou dava risada e num primeiro momento nem caiu a ficha”, recordou o prefeito, visivelmente emocionado.

Para Felipe, o ato demonstra que o amigo, além de um empresário bem-sucedido, é alguém que se preocupa com as pessoas. O prefeito também salientou o esforço de todos os presentes, que se entregaram para a missão de fundar e construir a Apae Schroeder com amor e carinho.