Gestão busca meios para implantar sistema integrado de monitoramento em apoio às forças policiais

Na manhã desta terça-feira (5), o prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, e o vice-prefeito, Lauro Tomczak, reuniram-se com as forças de segurança do município para tratar sobre a implantação de sistema de monitoramento integrado voltado à segurança pública.

Participaram do encontro o comandante do Grupamento Militar de Schroeder, sargento Diego Santos Ferrão, o escrivão da Polícia Civil e responsável pela Delegacia de Polícia de Schroeder, Marco Willians Rosa da Silva, o procurador do Município, Daniel Massimino, o secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Denilson Weiss, o vice-presidente da ACIAS, Ivandro de Paulo, o diretor do Comércio, Adalberto Fernando Patsch, o responsável pelo setor de TI da Prefeitura, Evandro Pasquali, além dos representantes da Protal Segurança Inteligente e Protenet Soluções em Segurança.

Durante o encontro, o sistema de monitoramento foi apresentado em tempo real. “Não são câmeras comuns, mas com tecnologia que capta e lê placas de veículos, as informações são levadas para um sistema em nuvem e essa plataforma faz a integração e comparação dos veículos e dessas placas para ver se há alguma restrição ou não”, explicou Alexsandro S. Fernandes, CEO da Protenet.

O sistema trabalha em todas as fases da segurança pública: prevenção e pronta resposta, ferramentas de comboio (verificando quando outro carro dá apoio ao ato criminoso), mantém 6 meses de gravação em nuvem e permite a integração entre as forças de segurança. Também é capaz de manter uma black list, com dados de veículos utilizados em crimes, que passam a ser monitorados, além de análise em tempo real de placas clonadas.

O sargento Diego salienta que a ideia é fechar a região com um sistema que facilitará a identificação desses veículos. “Temos dificuldade em aumentar o efetivo. Na semana passada recebemos apenas um policial, então, um sistema assim é de extrema importância para o trabalho das polícias”, destacou.

A implantação dessa tecnologia pode ser feita por meio de licitação ou convênio com entidades.

De acordo com o prefeito Felipe, o próximo passo será sensibilizar a ACIAS (Associação Empresarial de Schroeder) para a questão.

“Para progredir no assunto, vamos buscar reunir empresários e fortalecer a ideia. Tenho o maior interesse nessa questão, agora, vamos adicionar força”, declarou o prefeito.

Ivandro de Paulo deverá marcar uma reunião com empresários na ACIAS nas próximas semanas para dar andamento ao debate. Enquanto isso, as empresas envolvidas implantarão uma câmera em Schroeder para testes e apresentação da experiência em tempo real.