Concurso vai premiar a Osterbaum mais bonita e criativa nas escolas municipais de Schroeder

A Páscoa é uma festa cristã muito comemorada na Alemanha. Uma das tradições neste período é a Árvore de Páscoa (Der Osterbaum).

A árvore deve ter os galhos secos representando a morte de Cristo e decorada com casquinhas coloridas representado a ressurreição de Jesus.

Nas aulas de alemão da Rede Municipal de Ensino de Schroeder, além da aprendizagem do idioma, os alunos estudam também a cultura dos países que falam esta língua e, consequentemente, a herança deixada pelos imigrantes na cidade e região.

Em 2018, a professora Edeltraud Schulz da Rosa idealizou o projeto do concurso “Osterbaum” na escola Professora Clarice Jacobi, em Schroeder I.

No ano seguinte, este projeto estendeu-se para todas as escolas da rede. E, em 2020 e 2021, o concurso foi interrompido devido a pandemia.

Neste ano, cada unidade escolar municipal promove o concurso. Os alunos interessados inscreveram-se e suas árvores serão avaliadas por uma equipe julgadora.

As árvores mais bonitas e criativas serão premiadas por escola.  Os critérios são os seguintes:

– Os galhos da árvore devem ser secos.

– As casquinhas de ovo coloridas devem estar em maior quantidade.

– A árvore deve estar em lugar bem visível.

– Harmonia, estética e criatividade.

Os alunos inscritos no concurso também poderão enviar foto de sua “Osterbaum” para a escola e concorrerão ao prêmio da árvore mais curtida.

“É muito gratificante ver o conteúdo passado em sala de aula ter um resultado na sociedade. É um momento em que as famílias se unem para arrumar a árvore, é um resgate das tradições e decorrente disso deixa nossa cidade mais colorida e bonita para a Páscoa”, explica a professora.