Veja como participar do passeio na Usina Bracinho neste sábado (12), em Schroeder

Neste sábado (12), das 9h às 15h, a Celesc abre as portas da Usina Bracinho, em Schroeder, para receber a comunidade.

Dentro da programação estão ações de saúde, bem-estar e conscientização ecológica.

E uma das principais atrações é primeira edição do Pedal da Família, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Turismo.

Existem, portanto, diversas formar de chegar ao evento. Para quem vai de bike, a concentração será em frente à Prefeitura do Município, a partir das 7h30, de onde os ciclistas partirão em direção à Usina.

Também é possível utilizar o transporte de van que será disponibilizado de forma gratuita, com saída da Prefeitura.

Lembrando que tanto os inscritos no pedal quanto os visitantes devem colaborar doando um quilo de alimento não perecível. As doações serão repassadas a entidades assistenciais.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Outra atividade confirmada é uma apresentação especial da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Também estão programadas: apresentações da Banda Municipal e da Banda da Polícia Militar; apresentação de vídeo histórico e visita guiada pela Usina Bracinho; mostra de meio ambiente; exposição de produtos típicos regionais e A Feira de Schroeder (produtos coloniais, artesanato, entre outros), em parceria com a ACIAS, além de diversas atrações culturais.

CONHEÇA A USINA BRACINHO

Localizada em uma das maiores reservas naturais de Santa Catarina e considerada um patrimônio da história da energia elétrica no estado, a Usina Bracinho será aberta para visitação da comunidade, em mais uma edição do Celesc Portas Abertas.

O público poderá passar pelo local e conhecer mais de perto o prédio da Usina e a casa de máquinas, passear em meio a um cenário natural encantador e curtir em família.

A história da Usina Bracinho teve início há quase 100 anos, em 1928, e faz parte da trajetória de muitas famílias de Schroeder.

A obra impulsionou o desenvolvimento da região Norte de Santa Catarina, entre as décadas de 30 e 60, e se transformou no emprego de muitos pais de famílias que habitavam a região.

Na década de 50, aconteceram as obras de construção da barragem do Rio do Júlio e de um túnel para desviar as águas daquele rio para o Rio Bracinho, aumentando o volume da descarga de acionamento das turbinas.

Mais tarde, já em meados dos anos 60, a Usina a passou a ser da recém-criada Celesc.

A área onde está inserida a Usina, de aproximadamente 4.780 hectares, é de grande relevância ambiental, pois se encontra em um dos maiores maciços florestais contínuos de Mata Atlântica do país.