Hospital São José divulga números operacionais da UPA de Schroeder

Há quase 5 meses à frente da gestão da Unidade de Pronto-atendimento (UPA) 24h de Schroeder, a Associação Hospitalar São José prestou contas sobre o trabalho que vem realizando no município.

Nesta segunda-feira (28), o coordenador da UPA, Diego Eilert Moreira, e o gerente assistencial, Renan Urack Sagrilo, estiveram na Câmara de Vereadores de Schroeder para divulgar os números operacionais referentes a 4 meses (outubro, novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022).

A apresentação foi acompanhada pelos vereadores, pelo prefeito Felipe Voigt, pela secretária municipal da Saúde, Ingrit Roweder, e demais membros da comunidade.

O número de atendimentos chegou a 2.782 no mês de janeiro, aumentando 29,6% em relação a dezembro (2.145) e 41% em relação a outubro (1.968).

Nos primeiros 4 meses, foram atendidas 9.435 pessoas. E, conforme o diagnóstico apresentado, apenas 15% dos casos representavam urgências e emergências, os outros 85% não eram urgentes.

O relatório apontou, ainda, que não há necessidade de contratar mais médicos para o atendimento até o momento.

Além disso, foi possível verificar que muitos pacientes que utilizam o serviço residem em Jaraguá do Sul, Guaramirim e outros municípios.
Em janeiro, 451 atendimentos foram realizados para moradores de bairros “não identificados”. Em segundo lugar, está o bairro Centro-Norte, com 386 atendimentos.

MELHORIAS

A Associação Hospitalar São José investiu em infraestrutura e equipamentos.

O laboratório de raio-x 24 horas representa, hoje, maior agilidade no diagnóstico médico, além de maior assertividade no tratamento. Com a implantação desse serviço, houve redução de transporte de pacientes para unidade de referência.

O quadro funcional aumentou e a farmácia foi centralizada. “Antes, todas as salas tinham medicamentos. Hoje, o serviço está mais organizado e há maior controle, diminuindo o desperdício e melhorando o controle do estoque”, ressaltou Diego.

Os equipamentos da unidade passam por uma rotina de testagem e calibração, além de cronograma de manutenção preventiva e corretiva.

SITUAÇÕES PONTUAIS

Na oportunidade, os vereadores apresentaram as demandas da população e esclareceram dúvidas, sendo acordado entre todos que essa prestação de contas deverá ocorrer trimestralmente.

Os parlamentares também deram sugestões para melhoria no atendimento, mas ressaltaram que houve redução no número de reclamações por parte dos munícipes.

O prefeito agradeceu aos gestores pela transparência na execução do trabalho. “Claro que sempre temos que melhorar, mas vimos que o trabalho está funcionando e que o investimento está dando resultado positivo”, salientou Felipe Voigt.

Um dos pontos debatidos entre os presentes diz respeito ao limite de atendimento prestado na UPA.

“Quando a pessoa chega lá com dor, o médico vai fazer seu trabalho para que essa dor alivie naquele momento. Mas a continuidade, a resolução do problema, acontece ou com transferência do paciente para o Hospital São José, ou na Unidade Básica de Saúde”, explicou a secretária de Saúde.