Secretaria da Saúde de Schroeder esclarece como funciona a triagem da Covid em cada município da região
A Secretaria da Saúde de Schroeder faz um esclarecimento de como funciona o serviço de triagem da Covid em cada município da região.
Conforme explica a secretária Ingrit Eli Roweder, os municípios devem prestar atendimento aos moradores locais.
“Desde o ano passado, a gente vem passando por situações delicadas, onde não consegue atender todos os nossos munícipes e ainda os de fora. Então, a gente prioriza os nossos moradores e os de Jaraguá do Sul a gente orienta”, diz.
Usuários de outros municípios que buscam atendimento de urgência e emergência, na Unidade de Pronto-atendimento, (UPA) são atendidos. Mas, o teste da Covid é feito na cidade onde a pessoa reside e, depois, lançado no sistema.
A secretária destaca que existe toda a parte burocrática e de acompanhamento do teste.
É feita uma notificação e, se o paciente positivar para a doença, tem que passar pelo médico, deverá receber medicação e ficar em isolamento, sendo monitorado.
Assim, ele vai entrar no sistema e receber atendimento sob responsabilidade do Município onde reside. Para cumprir toda a burocracia, 3 sistemas são preenchidos.
“A gente já ouviu pacientes dizerem: Ah, mas o teste vem do governo! Não, cada Município compra o seu. A gente ganha alguns testes uma vez por mês que são cedidos pelo Estado, em pequenas quantidades, que duram 2 ou 3 dias. O restante o Município compra”, afirma.
Ingrit garante que não existe má vontade em prestar o serviço a quem necessita, mas que há um protocolo a ser seguido.