Agricultura: Capacitação de produtores rurais e incentivo à comercialização de produtos são destaques do setor em 2021
Neste primeiro ano à frente da Diretoria de Agricultura, Somira Hackbarth Kasmirski, destaca que o foco foi superar desafios e adquirir grandes conhecimentos, além de poder compartilhar experiências. Conforme explicou, a pandemia trouxe dificuldades e limitações.
“O ano de 2021 foi um novo capítulo na minha vida e me proporcionou uma visão diferente do que é estar à frente de uma secretaria na Prefeitura. Descobri que cada dia tem sua particularidade, através de cada situação, cada família que conheci, problemas, projetos e objetivos, carências, novos colegas… Eu só tenho a agradecer pela confiança do nosso prefeito, Felipe, e do vice Lauro”, ressalta.
Somira considera que a gestão do prefeito Felipe Voigt foi a de um pai atencioso para toda a equipe municipal.
“Nosso prefeito cobrou quando precisou, apoiou nossos projetos, nos deu liberdade para crescermos, senso de responsabilidade para cada diretor e secretário. A gente deu o máximo para alcançar nossos objetivos e a qualidade e eficácia dentro do nosso trabalho”, garante.
Primeiramente, foi feito um levantamento sobre a pasta, equipamentos, equipe e o que poderia oferecer. Depois, os parceiros, como o Senar, Icasa e Epagri, foram contatados.
Junto à Epagri, Somira buscou a disponibilização de mais calcário aos produtores, conseguindo uma média de 380 toneladas, atendendo 26 agricultores neste ano. A Icasa, que cuida da sanidade animal, fez 696 atendimentos, entre registros, baixas, transporte, colocação de brincos, entre outros.
O projeto do Maruim foi retomado com o Cigamvali e está atendendo 98 produtores rurais com aplicação de defensivo, especialmente nesta época do ano. O produto contra o borrachudo também vem sendo aplicado.
A Secretaria mantém média de 28 atendimentos por dia, para variadas situações envolvendo a produção no município.
ESTRUTURA DA PASTA
Hoje, a estrutura da Secretaria é composta por 4 tratores e 3 veículos. Um dos tratores é novo e foi pleiteado pela diretora junto ao vice-prefeito, Lauro Tomczak.
“Tem mais um trator para chegar e temos em vista um caminhão-caçamba e uma retroescavadeira com emenda empenhada pelo deputado Fábio Schiochet, que acreditamos ter em mãos até a metade do próximo ano para melhorar o nosso trabalho”, diz.
A maior parte dos produtores rurais de Schroeder possuem animais para consumo. Dentro das principais necessidades, existem muitos chamados para que a veterinária da Secretaria faça o manejo das pequenas criações. As maiores demandas são de serviços clínicos e cirurgia, como cesárias.
Hoje, Schroeder possui 2 agricultores que possuem entreposto de carne e entreposto de mel, atendidos pelo SIM, além de 3 propriedades que estão com a legalização dos produtos em andamento.
Com o aumento da população do Município, Somira destaca que outra demanda que vem crescendo é na área ambiental, com denúncias de maus-tratos de animais. Ela afirma que é necessário trabalhar uma legislação para atender essa situação.
Por outro lado, foram promovidas duas campanhas de castração social em 2021, junto ao Consórcio da Amvali. Entre cães e gatos, foram castrados e chipados 219 animais. “Tudo isso para a gente evitar a proliferação desses animais nas ruas e evitando doenças, acidentes e tudo mais… ”.
FEIRA DE SCHROEDER
A Feira de Schroeder foi criada para valorizar o produtor local. Mesmo antes de ser chamada a fazer parte da equipe da gestão de Schroeder, a diretora diz que sempre teve a ideia de que seria interessante os produtores locais venderem seus produtos diretamente ao consumidor, seja em uma feira, ou Casa do Agricultor, mas de alguma forma.
A partir do momento que a Associação Empresarial de Schroeder (ACIAS) deu início ao projeto, a Secretaria da Agricultura foi atrás das pessoas para dar início às feiras.
“É uma oportunidade para os agricultores expandirem a sua produção, a comercialização e, quem sabe construir uma área de indústria familiar, realmente fazer seu negócio dar certo. É a primeira chance, o primeiro degrau”, aponta.
A diretora afirma que a Pasta está à disposição para orientar e auxiliar, além de trazer cursos, de maneira a apoiar os sonhos dos produtores rurais.
REGULARIZAÇÃO DE TERRENOS RURAIS
Neste ano, a Pasta apoiou o serviço de regularização de terrenos rurais, projeto do governo estadual, cedendo espaço para a empresa licitada realizar o trabalho de georreferenciamento das propriedades.
O atendimento aos proprietários foi feito de 18 de outubro a 30 de novembro, período em que os agricultores foram chamados a encaminhar a documentação. Ao todo, 486 propriedades foram georreferenciadas. Algumas delas, foram divididas por causa de estradas e rios e, portanto, o número chegou a 618 áreas.
Somira explica que, a princípio, a empresa acenou com a possibilidade de beneficiar 837 propriedades rurais, mas apenas 486 compareceram. A empresa já voltou a São Paulo e está dando andamento a parte burocrática, envolvendo as documentações para fazer as certificações no SIGEF/INCRA.
Quando o processo for encerrado, em 2022, e a documentação estiver pronta, esta será entregue aos produtores rurais. A partir daí, cadum vai ao registro de imóveis para atualizar a matrícula ou fazer novas, caso as terras tenham sido divididas.
CURSOS OFERECIDOS
Por meio de parceria com o Senar, foram desenvolvidos diversos cursos ao longo do ano. A diretora explica que, quando o agricultor emite nota fiscal, há um percentual que vai para o Senar, que disponibiliza os cursos gratuitos.
Mesmo com público reduzido em razão da pandemia, foram realizados 2 cursos de Nota Fiscal Rural Eletrônico, curso de Processamento de Carne Suína, 2 cursos de Processamento de Carne de Frango, curso de Processamento de Pescado, 2 cursos de Produção de Pães e Biscoitos, 2 cursos de Manipulação de Alimentos disponibilizados à Educação, trazendo mais segurança para a alimentação dos alunos na escola.
Também foi oferecido curso de Plantas e Ervas Medicinais. O curso de Produção de Galinhas e Ovos Caipiras precisou ser cancelado.
Para 2022, dois cursos já estão agendados para janeiro. Quem tiver interesse, deve acessar o site do Senar: www.senar.com.br, clicar em treinamentos e verificar os cursos disponíveis, explica a diretora.
Se tiver interesse em algum deles, ligue para a Secretaria da Agricultura de Schroeder e comunique, deixando nome e telefone. Assim que fechar uma turma, o Senar é comunicado pela Pasta para que disponibilize o curso.