Turismo: Diretor destaca avanços e projetos fomentar ainda mais o setor em Schroeder

Em 2021, o Turismo foi um dos setores que mais buscou se fortalecer visando a retomada após o avanço na vacinação, que oportunizou certo alívio em relação à pandemia. O isolamento social mostrou a importância de uma simples caminhada ao ar livre e despertou uma conexão mais forte com a natureza.

E é esse cenário natural, repleto de belezas, que faz de Schroeder uma cidade atrativa a turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Assim, o objetivo agora é estruturar o município de forma que possa abraçar todas as oportunidades que o setor oferece.

Segundo o diretor de Turismo Adilson Pommerening, o foco da Pasta, primeiramente, foi levantar o máximo de informações sobre como o município se encontra, além de buscar parcerias da iniciativa privada, orientando os empreendedores sobre a necessidade de união.

Para ele, a maior conquista nesse ano foi justamente reunir empresários e comerciantes de todos os setores para discutir turismo, buscando soluções em conjunto e debatendo sobre a importância de “vender bem o município”.

O primeiro desafio de Adilson surgiu logo no primeiro mês de trabalho, com a busca da renovação do selo Green Destination. Foram mais de dois meses de trabalho intenso.

“A gente trabalhou fortemente com a imagem do município, para buscar empreendedores de fora que invistam no turismo de Schroeder. E, com toda a certeza, vamos ter bastante novidades para o ano de 2022”, garante.

CICLOTURISMO

O trabalho para impulsionar o cicloturismo vem sendo feito desde 2020, fazendo com que toda a região da Amvali participe de um circuito. Junto ao Consórcio Cigamvali, foi elaborado um trajeto envolvendo os 7 municípios: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

O Circuito Vale dos Encantos, com trajeto por serra e mar, foi criado e sinalizado com a colocação de placas no início de 2021. Segundo Adilson, é espelhado no Circuito do Vale Europeu, o terceiro maior do Brasil.

“Já existe gente de fora vindo para fazer esse caminho e, com toda a certeza, isso vai chamar público para conhecer a nossa região, usando o exemplo de Jaraguá do Sul, que é referência em nível nacional. E, sendo referência em termos de segurança e desenvolvimento, isso agrega valor para todos os municípios vizinhos que pertencem a Amvali”, afirma.

O diretor revela que o circuito contempla 500 quilômetros, dividido entre a parte serra, a qual Schroeder pertence, e a parte mar. Entre os locais que encantam os visitantes, está a Estrada do Rio do Júlio, que possibilita pedalar em área preservada, dentro da Mata Atlântica.

Adilson destaca que, em termos de turismo, ainda há muito a melhorar. “Mas, levando e conta que estamos vindo de uma crise de saúde mundial, tenho certeza que a gente conseguiu dar alguns passos à frente”, destaca.

TURISMO RURAL

O setor do Turismo, juntamente com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), vem trabalhando o slogan “Naturalmente Schroeder”, que representa muito bem a essência do Município. Conforme explica o diretor, foram realizadas algumas visitas técnicas em propriedades locais e, as que possuem interesse, já estão abrindo espaço, com orientações do setor.

“Ano que vem, nós já vamos ter um camping para poder acolher as pessoas no interior, além de duas a três propriedades que estarão recebendo pessoas para passeios rurais, de trator, de tobata, tomar café colonial… A gente está amadurecendo essa ideia para, justamente, se for para fazer, vamos fazer bem-feito”, aponta.

PESQUISA NA ÁREA

Junto da Amvali, está em desenvolvimento o Planejamento de Turismo, que já está na fase 3 em Schroeder. Dentro desse plano, foi feito uma pesquisa para que o munícipe colocasse o que pensa sobre o setor.

As informações se assemelham ao estudo feito pelo Programa DEL e, com base nelas, será planejado o Turismo no município a curto (1 ano), médio (5 anos) e longo prazo (10 a 20 anos). “Unindo todas essas informações, vamos partir para um planejamento estratégico já para 2022”.

O diretor de Turismo tocou em uma questão importante ligada diretamente à ascensão do turismo e realização de eventos importantes como a Schroeder Fest: a comunidade precisa se vacinar contra a Covid-19.

Segundo ele, o surgimento de novas variantes do coronavírus é uma ameaça à tão almejada “normalidade”, que só será uma realidade com a população imunizada. “Procurem se vacinar, quem ainda não tomou a segunda dose, que é onde tem mais atrasos”, conclama.

PROJETOS

Com o fortalecimento do cicloturismo, um dos projetos que já estão em estudo diz respeito à melhoria das ciclofaixas. Segundo o diretor de Turismo, existem pontos que necessitam de reparos, mas, para isso, serão pleiteados recursos no próximo ano.

Outros pontos a serem trabalhados são a criação de uma rede hoteleira, turismo rural, retorno às visitações à Celesc, retomada das atividades no Recanto Renascer, entre outros. Adilson diz que a cidade já evoluiu um pouco mais na adesão ao aplicativo AirBnb, oferecendo residências para hospedagem de visitantes.

Neste ano, Schroeder foi inscrito na grande reserva Mata Atlântica, que hoje representa 7% de mata contínua, chama de “corredor da onça”. O corredor começa em São Paulo, passa pelo Paraná e finaliza em Santa Catarina, mais precisamente no Rio do Júlio.

“Conseguimos inscrever Schroeder nesse mapa e estamos trabalhando para, ano que vem, criar um portal para trabalhar esse tema”, ressalta.

Junto ao setor da Agricultura, será trabalhado o selo da Banana Mais Doce do Brasil, já que Schroeder está dentro desse cenário, mas ainda não usa a distinção.

“Agradeço ao Sr. Felipe e Sr. Lauro pela confiança depositada na minha pessoa para dirigir a Pasta de Turismo. Foi um desafio e já plantamos várias sementes para colher em 2022, pois é um setor que, com pouco investimento, o retorno é imediato”, garante.