Águas de Schroeder planeja construção de um reservatório para atender Schroeder I e Rio Hern

O ano de 2021 foi de bastante trabalho para a Águas de Schroeder. O setor promoveu a revisão do Plano de Saneamento, que acontece a cada 5 anos e, também, realizou a pesquisa de vazamentos, onde foram analisados 50 quilômetros, em trabalho feito pela empresa Atlantis. O levantamento foi feito nos bairros Schroeder I, Rio Hern e em parte da rua Marechal Castelo Branco.

“Nessa pesquisa, nós conseguimos localizar cerca de 50 vazamentos, desde vazamentos de cavaletes até os de redes, que são de pequena e grande proporção”, enfatiza a diretora de Saneamento, Rosamira Karsten, a Muka.

“Nós finalizamos a rede de 400 e esta mesma rede foi posta em carga, no bairro Bracinho, próximo à Estação de Tratamento. A rede de 200 foi concluída no bairro Schroeder I e também foi posta em carga. A rede de 60 foi feita nas ruas Leopoldo Prust, Paulo Lindner, Otto Carlos Doege e na Rua Maravilha”, completa.

Entre os serviços executados cotidianamente no setor, estão os consertos de vazamentos, novas ligações, consertos de cavaletes, instalações de espera, verificação de pressão, manutenção dos boosters, entre outros.

CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIO

A capacidade atual do sistema da Águas de Schroeder é de 1.750.000 litros, sendo que 1,5 milhão se encontra ao lado da ETA (Estação de Tratamento de Água), no Bracinho, além de um reservatório na ponte no Morro da Trindade.

Muka destaca que existe um plano para construção de um novo reservatório de água na cidade, nas proximidades da empresa Mateus Material de Construção, onde a Prefeitura possui um terreno. O local fica entre a Avenida dos Imigrantes e a Marechal Castelo Branco.

“O lugar não foi escolhido por acaso. Através de vários estudos, vimos que esse ponto é realmente o local correto para a construção do reservatório, que vai ter capacidade de 750 mil litros. E, com essa vazão, nós vamos conseguir abastecer todo o bairro Schroeder I e o Rio Hern. E ainda teremos sobra, pois esse planejamento é para, pelo menos, 20 anos”, antecipa.

PLANOS PARA 2022

A Diretoria de Saneamento possui grandes projetos para 2022. Em janeiro, haverá licitação para construção do novo reservatório. O projeto foi elaborado após levantamento do mapa de redes, que estava defasado, e as medições por telemetria.

De acordo com Muka, havia preocupação de não gastar dinheiro público em uma obra que não seria funcional, pois o intuito é atender os bairros mais desabastecidos de maneira eficaz.

Outro projeto que deverá ser colocado em prática é a ampliação de rede de 200 no Bracinho, no reservatório da Trindade, de forma a otimizar esse reservatório, que tem 250 mil litros. Assim, serão abastecidas cerca de 600 unidades consumidoras, um projeto de grande relevância.

“Com esse reservatório na entrada do município, essa rede auxiliar na entrada do Bracinho vai ter sobra de muita água. Acredito que a maioria dos problemas de abastecimento vão estar resolvidos”, analisa.

O planejamento do setor também envolve a implantação da telemetria e melhorias em reservatórios que incluem reformas.

“Tenho muito a agradecer ao bairro de Schroeder I onde, apesar dos problemas, somos muito bem recebidos. São pessoas compreensivas e sempre fomos tratados com muita educação, isso nos dá força para seguir adiante e dar nosso melhor ao município. Desejo um feliz Natal a todos e espero que em 2022 a gente possa realizar ainda mais pela comunidade”, almeja.