Mais um macaco é encontrado morto em Schroeder e material é enviado para análise de febre amarela
Mais um macaco foi encontrado morto em Schroeder neste domingo (14). A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, coletou material que foi enviado para análise de febre amarela.
Conforme a enfermeira Cristiane de Lima Pacheco, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o animal foi localizado na rua Presidente Costa e Silva, nas proximidades do fim da via. “O macaco estava com um ferimento na cauda e não resistiu”, revela.
O procedimento agora, explica ela, é verificar em um raio de 300 metros do local da ocorrência se todos os moradores possuem a vacina da febre amarela. “Caso tenha alguma pessoa sem esta vacina, iremos vacinar”, destaca.
No fim de junho, um macaco foi localizado no bairro Braço do Sul, na região próxima ao fim do asfalto da rua 3 de Outubro, e aparentava estar morto há mais de 24 horas – o que impossibilitou a coleta de material para análise.
“O animal não apresentava condições para realizar a coleta de material. Podemos coletar até 24 horas após a morte”, ressalta Cristiane.
Cabe ressaltar que o macaco não é transmissor da febre amarela, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.