Reunião discute atuação do Samu nas transferências de pacientes de Schroeder
A Secretaria Municipal da Saúde de Schroeder reuniu representantes dos Bombeiros Voluntários de Schroeder, Unidade de Pronto-atendimento (UPA) de Schroeder, Coordenação de Atenção Básica do município, Bombeiros Voluntários de Guaramirim e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na tarde desta terça-feira (27).
O encontro serviu para tratar de assuntos relevantes envolvendo o atendimento do Samu, já que uma das dificuldades é justamente o transporte intermunicipal de pacientes. “O Corpo de Bombeiros vem nos auxiliando, o Município também tem auxiliado, mantém sempre o sobreaviso para fazer esse serviço, mas o nosso maior problema são as transferências, que seriam responsabilidade do Samu”, explica a secretária de Saúde de Schroeder, Ingrit Roweder.
A secretária diz que o próximo passo será levantar os dados das negativas que o Samu vem dando ao Município para transportes de pacientes, e articular uma reunião junto ao Estado para definição desse atendimento. “Nós temos um convênio para atenção básica da USA que fica em Guaramirim, e a de urgência de pacientes para transferências é por conta do Estado. Estamos articulando para que as coisas funcionem e a gente possa criar um fluxo que fique bom para todos”, destaca Ingrit.