Campanha de Multivacinação visa colocar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em dia
O Estado de Santa Catarina deu início a uma campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos.
O principal objetivo é atrair crianças e adolescentes que, por algum motivo, não tomaram vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. A campanha vai até 29 de outubro. O Dia D de divulgação e mobilização estadual será em 16 de outubro, terceiro sábado do mês.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Schroeder, enfermeira Cristiane de Lima Pacheco, o Município abrirá os postos de saúde de Schroeder I, Centro e ESF Sossego (antiga Marisol) no Dia D. A vacinação será oferecida no período das 8h às 12h e das 13h às 17h.
“A intenção é atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais”, destaca Cristiane.
Durante a semana, as salas de vacinação funcionam nos seguintes dias e horários:
Schroeder I: segundas (7h30 às 11h), terças (7h30 às 11h30 e das 13h às 16h) e quintas (7h30 às 11h30 e das 13h às 16h).
Centro: todos os dias da semana (8h às 11h30 e das 13h às 16h).
ESF Sossego: todos os dias da semana (8h às 11h30 e das 13h às 16h).
Em Santa Catarina, de acordo com a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), a procura pelas vacinas de rotina tem sofrido uma queda ao longo dos anos devido a fatores como fake news, falsa sensação de segurança causada pela diminuição das doenças imunopreveníveis, entre outros.
“No entanto, a pandemia fez com que essa procura diminuísse ainda mais. Isso nos preocupa porque baixas coberturas vacinais permitem que doenças já controladas ou erradicadas retornem ao nosso convívio”, avalia o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.