Reunião em Schroeder discute microchipagem de animais

A diretora da Agricultura do município, Somira Hackbarth Kasmirski, recebeu nesta semana a visita da vereadora joinvilense Tânia Larson (PSL). O objetivo do encontro é promover a microchipagem como forma de redução do abandono de animais.

Tânia integra o Conselho da Cidasc que visa elaborar a regulamentação e implantar o sistema de microchipagem estadual, com o intuito de estimular a posse responsável.

“As pessoas precisam entender que os animais não são descartáveis e que também sofrem, por isso merecem ter leis que os amparem. Nós estamos visitando as cidades para que, juntamente com os protetores da causa animal, ONGs e simpatizantes, essa ação possa ter adesão da comunidade”, explica.

Conforme a diretora Somira, o encontro foi positivo, pois foram compartilhadas ideias em prol da causa animal, que é, também, questão de saúde pública. “Conversamos sobre a proposta da identificação dos animais e trocamos experiências”, comenta Somira.

A proposta é envolver universidades para ir, de casa em casa, microchipar animais, além de tornar o sistema estadual um senso animal. “Para sabermos quantos animais nós temos em Santa Catarina castrados, quantos cães e gatos castrados ou não, para fazer políticas públicas em relação a mutirões de castração nos municípios”, enfatiza Tânia.

Como vereadora, e acima de tudo protetora dos animais, Tânia garante que sempre defendeu a microchipagem como forma efetiva de diminuir o abandono. Com o pet identificado através desse sistema, o tutor que abandoná-lo deverá responder criminalmente.