Professor e escritor volta a Schroeder, onde iniciou a carreira, e doa seu novo livro à biblioteca pública

A Casa da Memória recebeu a visita do escritor e professor Miguel Nenevé, que autografou e doou seu mais novo livro “Até parece que foi ontem: memórias, educação e descolonização” para o acervo da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa.

No local, ele pode rever fotos históricas, inclusive da época em que era chefe de escoteiro em Schroeder.

Miguel Nenevé foi professor de inglês e português da Escola de Educação Básica Miguel Couto de maio de 1978 a dezembro de 1980, residindo em Schroeder por quase três anos. Ele teve oportunidade de visitar o colégio, conversar com a diretora e doar um de seus livros.

Lembrou da diretora da época, Irmã Maria Lunelli e de colegas de trabalho, como Denise Reiner, Erica Muchalski, Dinorá Beck, Aleixo Trombei, Adalto Chitolina e Euclides Trisotto. Nenevé jogou futebol de salão como goleiro pela Prefeitura, inclusive ganhando medalha.

“Em visita à Prefeitura Municipal, reencontrei com alegria a ex-aluna Tânia Zoz, que me apresentou ao prefeito. Fiz questão de doar um exemplar de meu último livro à Biblioteca Pública Municipal e de autografar um livro para a secretária Tânia”, ressalta.

Ao descrever a ex-aluna, Nenevé afirmou que foi uma alegria muito grande poder revê-la e completou: “sempre foi uma aluna exemplar e líder da turma”.

Atuação

Além de escritor, Miguel Nenevé é tradutor e professor universitário. Na área acadêmica, é professor titular aposentado do Departamento de Letras Estrangeiras da Unir.

Atualmente, trabalha como colaborador no Programa de Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e no programa de Doutorado em Linguagens e Identidades da Universidade Federal do Acre.

Tem publicações em livros e revistas especializadas, no Brasil e no exterior, na área de tradução, literatura pós-colonial, literatura de viagem sobre a Amazônia e literatura canadense.

Foi professor e pesquisador visitante da Universidade Tecnológica de Texas, da Universidade de York (Canadá), da Universidade da Guayana (Guiana), da Universidade de New Mexico (Estados Unidos) e da Massarikova Univerita em Brno, República Tcheca.

Miguel Nenevé tem viajado a várias partes do mundo como professor visitante de várias universidades, como York University (Toronto-Canadá), Universidade de Texas, Universidade de Massachussets, University of Guyana (em Georgetown, Guyana) e Massarik University em BRO, República Tcheca, mas não esquece que iniciou a carreira em Schroeder.

“Sou muito grato por tudo que a cidade e as pessoas de Schroeder me proporcionaram no início da carreira”, destaca.