Idealizadora da Semana da Língua Alemã em Schroeder mostra a importância de preservar a cultura germânica

A Semana da Língua Alemã (Woche Der Deutschen Sprache), realizada em 2021 de 12 a 20 de junho, foi estendida na Rede Municipal de Educação de Schroeder até sexta-feira (25), para atender o sistema híbrido. Já os alunos que aderiram ao sistema 100% remoto, estão participando em casa e produzindo vídeos, enviados aos professores.

Para a professora de Língua Alemã Edeltraud Schulz da Rosa, idealizadora do projeto em Schroeder, esse é um dos momentos mais felizes do ano letivo. Há 3 anos, ela deu início às atividades voltadas à língua germânica nas duas escolas em que lecionava.

Desde que começou a atuar na rede municipal como professora de alemão, em 2015, notou que a cultura e língua ainda eram fortes no município, mas não estavam muito valorizadas dentro das escolas.

“Sempre que eu ia aos supermercados, ouvia as pessoas falando em alemão. Eu já sabia que tinha a Semana da Língua Alemã no Brasil, mas aqui em Schroeder não se comemorava essa data”, revela Edeltraud.

Em 2018, a professora elaborou e apresentou um projeto, solicitando autorização à secretária de Educação da época para fazer um dia voltado à cultura e à língua alemã.

“E eles me deram essa autorização, inclusive com a merenda dos alunos na cultura das nossas festas alemãs aqui de Santa Catarina, Oktoberfest e Schützenfest. Então, junto com a equipe de diretores e professores das duas escolas em que eu lecionava, fizemos a primeira edição da Semana na Escola Clarice e na Sarita”, revela.

Para isso, ela contou com a colaboração da equipe das instituições, mas em especial com os professores de Educação Física, Junior Marcos, da Escola Clarice, e Giane Sardanha, da Sarita. “Sem eles seria impossível, por causadas gincanas”, salienta.

Sucesso e ampliação

A primeira edição da Semana, segundo a professora, já foi sucesso. Além de participar das atividades, os alunos podiam ir à escola trajados de Fritz e Frida. Por isso, em 2019, o projeto foi estendido a todas as escolas do município.

“Tem gincanas trazidas pelos imigrantes ao Brasil, como a corrida do saco, boliche, bicar pássaro no alvo, corrida de carrinho de mão, serrar lenha. Além do concurso de Frida e Fritz, corrida com tamanco de madeira, corrida com o ovo na colher, música e danças com música alemã”, comenta Edeltraud.

No ano passado, mesmo com a pandemia, a Woche Der Deutschen Sprache foi desenvolvida nas aulas remotas. Os pais, conforme informou, participaram e enviaram fotos realizando as gincanas em casa junto aos filhos. “Para aprender uma língua, é primordial que o aluno conheça a cultura do país em que está inserida”, enfatiza a professora.

A Semana da Língua Alemã acontece em todo o Brasil. Por meio das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, o evento conta com a cooperação dos consulados e parceiros culturais no Brasil, e surge com a ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países.