Rede Municipal de Schroeder coleta dados nutricionais dos alunos para elaborar cardápios escolares

O planejamento dos cardápios escolares da Rede Municipal de Ensino de Schroeder leva em conta dados reais das instituições. A equipe de nutricionistas Cheila Adriane Klitzke, Ivete Carneiro e Bruna Letícia Stuy, em parceria com os professores de educação física, coletam os dados dos estudantes duas vezes por ano.

Em 2021, por conta da pandemia, as profissionais solicitaram a colaboração dos pais para a coleta das informações sobre os alunos. Assim, 57% dos alunos matriculados retornaram com os dados, que podem ser observados no gráfico.

“Podemos perceber que a maioria dos alunos se encontra em estado de normalidade. No entanto, 40% das crianças aqui de Schroeder estão em estado de risco de sobrepeso, sobrepeso ou obesidade”, ressalta Cheila, responsável técnica pela alimentação escolar da rede municipal de Schroeder.

Por isso, destaca ela, o trabalho das nutricionistas é tão importante. As profissionais têm ajustado os cardápios propondo alimentos saudáveis, atividades de educação nutricional e projetos sobre o tema.

De acordo com a nutricionista, a promoção da alimentação saudável, de modo geral, deve prever um escopo amplo de ações que contemplem a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância.

Isso se faz com a introdução da alimentação complementar em tempo oportuno e de qualidade, iniciando em casa, e sendo complementado no ambiente escolar.

“Quando falamos de alimentação infantil, mesmo que fora de casa, é importante lembrar que alimentar uma criança é bem mais do que nutrir e fornecer energia para o crescimento. É uma atitude de cuidado, que envolve o afeto, o prazer e a socialização. Este é um momento rico de oportunidades de aprendizagem”, aponta Cheila.