COMUNICADO | Secretaria da Saúde

A Secretaria de Saúde de Schroeder informa que recebeu, na tarde desta quarta-feira (1), todos os materiais necessários para suprir o corpo técnico da saúde e dar garantia do atendimento à população de Schroeder.

 

Os  insumos, álcool gel 70%, toucas descartáveis e máscara N95, foram adquiridos através do CISNORDESTE SC – CONSORCIO INTER SAUDE NORDESTE SC.

 

A Secretaria de Saúde segue orientações da Secretaria Estadual  por meio da diretoria da Vigilância Sanitária, as máscaras recebidas  serão destinadas para uso exclusivamente de casos específicos.

 

Nota de Alerta n.º 005/2020 – DIVS/SUV/SES/SC Assunto: ALERTA SANITÁRIO – ORIENTAÇÃO SOBRE O USO DE MÁSCARAS DE TECIDO PELA POPULAÇÃO

 

A Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS) ALERTA, ORIENTA e CONTRAINDICA sobre a prática de utilização de máscaras de tecido para a prevenção da COVID-19. Conforme as informações atuais disponíveis, sugere-se que a via de transmissão pessoa a pessoa do novo coronavírus (COVID-19) é por gotículas respiratórias ou contato. Usar uma máscara cirúrgica é uma das medidas de prevenção para limitar a propagação de doenças respiratórias, incluindo o novo coronavírus.

 

No entanto, apenas o uso da máscara é insuficiente para fornecer o nível seguro de proteção e outras medidas igualmente relevantes devem ser adotadas, como a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica a 70%, antes e após a utilização das máscaras.
Usar máscaras quando NÃO INDICADO pode gerar custos desnecessários e criar uma falsa sensação de segurança que pode levar a negligenciar outras medidas como a prática de higiene das mãos.

 

Quem deve usar a máscara cirúrgica? – Pacientes com sintomas de infecção respiratória (febre, tosseespirros, dificuldade para respirar). – Profissionais de saúde e profissionais de apoio que prestam assistência ao paciente suspeito ou confirmado. Atenção: NUNCA realize a limpeza da máscara já utilizada com nenhum tipo de produto. As máscaras cirúrgicas são descartáveis e não podem ser limpas ou desinfectadas para uso posterior e quando úmidas perdem a sua capacidade de filtração. Estudos sobre a transmissibilidade, a gravidade e outros recursos associados para o novo coronavírus (COVID-19) estão em andamento em todo o mundo, havendo novas informações sobre as máscaras as mesmas serão realizadas pelos veículos oficiais de comunicação do Estado.

 

 

Fonte: Nota de Alerta n.º 005/2020 – DIVS/SUV/SES/SC – Governo do Estado de Santa Catarina

 

PUBLICADO POR: TANIA DANTAS – DEFESA CIVIL DE SCHROEDER