Amvali inaugura laboratório de inovação

O laboratório de inovação já é uma realidade. O espaço, que neste primeiro momento será utilizado para a produção dos insumos e acompanhamento do Projeto Maruim foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (12/9), em Jaraguá do Sul. Para isso, foram investidos mais de R$ 454 mil em equipamentos e reforma do local, anexo a Secretaria de Agricultura. O valor foi disponibilizado pelos municípios que aderiram ao programa através do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (CIGAMVALI) e AMVALI.

O Projeto Maruim, que promete eliminar os focos de proliferação da mosca é resultado de mais de 13 anos de pesquisas desenvolvida pelos cientistas José Américo, Gilmar Erzinger e Lineu Del Ciampo. Os estudos, que identificaram os principais pontos de reprodução do maruim e possíveis formas de combatê-lo serviram como base para a criação de um Controlador Ativo Biológico (CBO), que será utilizado no combate ao maruim, sem causar danos as produções agrícolas, solo ou animais. “O próximo passo é a produção e estabilização da fórmula em quantidades maiores para que então seja realizada a aplicação em propriedades-teste e posteriormente a capacitação e distribuição dos insumos aos produtores da região”, explica o cientista Lineu Del Ciampo.

Atualmente, participam do programa os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Corupá, Barra Velha, São João do Itaperiú e Luiz Alves. “A expectativa dos municípios em relação ao projeto maruim é muito positiva. Em breve nossos produtores rurais receberão as capacitações a distribuição gratuita do produto que será aplicado nas propriedades. O maruim incomoda muito e não é mais só um problema dos bairros do interior, toda a população sofre com isso e com certeza teremos bons resultados diminuindo a proliferação do maruim e proporcionando mais qualidade de vida aos moradores da região”, comenta o presidente da AMVALI e prefeito de         Massaranduba, Armindo Sesar Tassi.