Proposta para criação da Área de Proteção Ambiental Arroio do Macaco foi apresentada em audiência Pública
Foi apresentada nesta quarta-feira (12/12), a proposta para a criação de uma unidade de conservação ambiental no município de Schroeder. Localizada na região do Bracinho, a Área de Proteção Ambiental (APA) Arroio do Macaco, tem como objetivo principal a conservação do manancial de abastecimento público, já que é lá onde ocorre a captação de água para o município.
Além disso, a diretoria de gestão ambiental reforça que não haverá nenhuma alteração para quem vive na localidade. “Grande parte da área que será considerada como APA, já não deve sofrer nenhuma intervenção devido à legislação ambiental, por isso, não haverá nenhuma alteração ou desapropriação para quem tem imóveis na região”, explica a diretora de gestão ambiental, Kerling Hornburg. A proposta prevê também o incentivo à compensação ambiental, ou seja, quando houver a instalação de novos empreendimentos no município, onde há necessidade de supressão vegetal, a reposição deverá ser realizada na área de conservação.
O próximo passo é ouvir a opinião da comunidade: até o dia 1º de fevereiro de 2019, estará disponível no site www.schroeder.sc.gov.br a consulta pública sobre a criação da unidade. Lá, é possível conferir os estudos apresentados e responder o questionário sobre o tema.