Projeto Fono Educacional é desenvolvido em escolas de Schroeder

Entre três e sete anos de idade, os pequenos desenvolvem de forma efetiva a sua fala e dão os primeiros passos na leitura e escrita. Mas, alguns obstáculos podem surgir durante esta caminhada e, desenvolver essas habilidades pode não ser tão simples quanto parece. Por isso, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Schroeder lançou o programa Fono Educacional 2018, que visa a identificação prévia de atrasos metafonológicos em estudantes da rede municipal de ensino.

O programa, é desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através de recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). A primeira etapa do projeto, foi realizada no dia 30 de agosto, com uma capacitação voltada para os professores, com a fonoaudióloga Simone Giacomozzi. Neste ano, a Escola Municipal Professora Kismara L. W. Moreira, Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho e Escola Municipal Professora Clarice Lange Jacobi recebem o projeto.

A expectativa é de que, através da capacitação, mais de 300 crianças sejam alcançadas no município. O Fono Educacional 2018, acontece durante o período letivo, através da avaliação dos alunos na sala de aula e no desenvolvimento de atividades e conta com carga horária de 184 horas. Além do treinamento para os professores, o programa é acompanhado de forma individual por fonoaudiólogos. “O Fono Educacional teve uma grande aceitação e eficácia na rede de ensino. Quanto antes forem identificados possíveis atrasos no desenvolvimento das crianças, melhor. Além disso, os conselheiros do CMDCA acompanham o projeto, garantindo que os recursos sejam aplicados da melhor forma possível. Essa parceria é essencial para o projeto.”, avalia o secretário de educação, Harildo Konell.