Programa Celular Legal bloqueará aparelhos irregulares a partir de setembro
Você provavelmente já deve ter reparado na quantidade de celulares que circulam por aí. Aliás, hoje em dia, é raro encontrar alguém que não seja adepto à tecnologia, seja para trabalhar, estar em contato com a família e amigos ou apenas para lazer. Com isso, o número de roubos de aparelhos também aumentou significativamente. Por isso, a Anatel, lançará em breve o programa “Celular Legal”, que visa reduzir o uso de celulares roubados, furtados ou extraviados. O controle será realizado pelo código que consta no selo da Anatel, presente em todos os celulares.
“Atualmente já é possível bloquear o aparelho junto as operadoras através do selo da Anatel, a medida foi implantada em maio de 2016. Com o projeto, o objetivo é inibir o uso de aparelhos furtados ou que não sejam certificados”, explica a coordenadora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcílio. A principal novidade do projeto é a implantação de um sistema (parceria entre prestadoras, fabricantes e a Anatel) que identificará os celulares irregulares em uso na rede. Com isso, o uso de novos aparelhos só será permitido nas redes brasileiras se estiverem em conformidade com o órgão. Na região, o projeto entra em vigor apenas em setembro, mas o consumidor já precisa ficar atento. “É importante que o consumidor busque informações sobre o aparelho que irá comprar, seja ele novo ou já usado. Verifique sempre o código IMEI, junto ao selo da Anatel”, complementa Nadiete.
Em casos de dúvidas, o consumidor pode procurar o PROCON de Schroeder, localizado na Rua Marechal Castelo Branco, 3201, anexo à Prefeitura de Schroeder. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio dia e das 13h às 16h30min.