Secretaria de Assistência Social divulga atividades

A Secretaria de Assistência Social de Schroeder divulga balanço das atividades realizadas no Município neste ano. Diversas ações e projetos integram a lista. Confira algumas delas:

Rua da Cidadania – realizada no dia 12 de março na Rua Paula Jahn. O evento proporcionou atividades, brincadeiras, serviços e informações para toda a família de forma gratuita com apoio de diversos setores.

Exploração Sexual- O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças. A Secretaria realizou evento alusivo em toda a rede escolar do município. Mais de 1.666 alunos foram alcançados com orientações.

Violência contra a Pessoa Idosa – No dia 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A equipe da Secretaria de Assistência Social realizou ação de prevenção. Todos os grupos de idosos receberam orientações sobre os riscos e como prevenir situações de ameaça contra o idoso.

Alienação Parental– No dia 14 de agosto foi realizada palestra sobre a Síndrome da Alienação Parental. Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou introduzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou a manutenção de vínculo com este. Art. 2º da lei 12.318/10.

Protocolo de Atendimento- Dia 16 de agosto aconteceu o Protocolo de Atendimento a Pessoas em Situação de Ameaça e ou Violação de Direitos, na Câmara de Vereadores. Foi resultado de um processo de articulação e debate da rede de atendimento do Município onde, em encontros coletivos no ano de 2014, discutiu-se, problematizou-se e foram elencados procedimentos para atender as situações em comum e avançar no sentido da prevenção e proteção. Apesar de considerar crianças e adolescentes, prioridade absoluta, o protocolo contemplou os demais públicos vulneráveis, como mulheres, idosos e pessoas com deficiências.

Violência e a Exploração – No dia 24 de setembro foi o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Foi realizada apresentações de teatro em todas as escolas estaduais de Schroeder, além da implantação de um outdoor alertando para o tema.

2º Fórum- No dia 06 de outubro aconteceu o 2º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Schroeder com o tema: “A importância do Conselho da Pessoa com Deficiência”. Mais de 80 pessoas marcaram presença.

Reunião do GRADCIA – No dia 20 de outubro aconteceu a reunião do GRADCIA – Grupo Regional de Articulação de Ações em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O principal objetivo foi discutir e fortalecer a Política voltada para Crianças e Adolescentes. Também foi apresentada a Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Schroeder, incluindo Saúde, Educação (Municipal e Estadual), Assistência Social e Conselho Tutelar. Ainda houve o lançamento do livro Estatuto da Criança e do Adolescente – 25 anos de História, Relatos e Experiências.

Violência contra a mulher–  A Secretaria realizou ação de prevenção de violência contra mulher. Foi passado em todos os grupos organizados, em parceria com a Secretaria de Saúde, para alertar dos riscos e prevenir situações de ameaça e risco contra a mulher, informando os canais de denúncia. Ação foi realizada também na empresa Banana Brasil.

Palestra na Emílio da Silva – No dia 16 de novembro a Escola Emílio da Silva recebeu palestra sobre situações de violações de direitos atendidos pelo CREAS, assim como sobre o Protocolo de Atendimento a pessoas em situação de ameaça e/ou violações de direitos de Schroeder.  O advogado Daniel frisou sobre a obrigatoriedade da denúncia para os agentes públicos, como também das implicações legais. A Psicóloga Márcia instrumentalizou os professores e demais funcionários para ficarem atentos aos comportamentos que podem significar uma possível situação de abuso sexual, ou que ao menos é necessário ficar mais alerta.

Melhor Idade- No dia 17 de novembro, o Grupo de Idosos de Schroeder I participou da Tarde da Melhor Idade na Schützenfest, no Parque de Eventos, em Jaraguá do Sul.

Trabalho Infantil- A equipe da Secretaria de Assistência Social realizou ação de prevenção contra o trabalho infantil, realizado em parceria com as escolas do município, professores e demais profissionais da rede de atendimento. O objetivo foi para alertar dos riscos e prevenir situações de trabalho infantil, informando os canais de denúncia.

Plano Decenal– No dia 24 de novembro foi realizada Audiência Pública onde foi aprovado o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente Schroeder – PDCCA 2016-2026. O Plano foi encaminhado ao CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao Ministério Público, Prefeitura, Câmara de Vereadores e todos os servidores públicos municipais.

Encerramento dos Grupos do PAIF – Serviço de Proteção Integral à Família (CRAS – Centro de Referência de Assistência Social). Grupo de Apoio ao Familiar e Cuidador de Pessoas com Deficiência e Grupo de Apoio ao Familiar e Cuidador de Pessoas Idosas. Vida em Família. Dialogando no CRAS. Os grupos iniciaram em abril e finalizaram em novembro. Os encontros aconteceram no auditório do CRAS com duração de cada encontro de 1h30.

Horta Comunitária- Com o intuito de incentivar uma alimentação mais saudável e o contato com a terra, acontece em Schroeder, o projeto “Horta Comunitária Social”. A ação é desenvolvida desde o mês de maio pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Epagri e Entidade Pastoral do Bem. Todas as verduras, legumes, chás e demais plantas que foram colhidas foram distribuídas de forma igual às famílias e entidades inseridas no Projeto. Para o ano de 2017, a proposta do Projeto é abrir para a Comunidade em geral e firmar novas parcerias com a Secretaria de Agricultura.

Programa Bolsa Família- Diversos eventos direcionados ao Programa Bolsa Família foram realizados. O objetivo principal foi facilitar o acesso das famílias aos Serviços da Secretaria de Assistência Social, do CRAS e CREAS, recadastramento, atualização e acompanhamento das condicionalidades na Saúde no Programa Bolsa Família, bem como orientações do cumprimento das condicionalidades na Educação.

Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Grupo Skate)- É formado por grupos de até 18 crianças e adolescentes, com atividades uma vez por semana. As atividades têm objetivo à reflexão e prevenção das situações de vulnerabilidade social e pessoal, fomentando a construção de projetos de vida, pautada em relacionamentos saudáveis, possibilitando a autonomia. Tem acompanhamento de um profissional com formação em Educação Física e psicólogo.

Aprendendo Convivendo Brincando – Outro Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é o Aprendendo Convivendo Brincando, que tem a mesma perspectiva, porém é realizado por um assistente social e um terapeuta ocupacional, acontece uma vez por semana na localidade de Itoupava Açú e Centro Norte.

Projeto Espaço Livre-  O projeto acontece nas escolas municipais de bairros com maior vulnerabilidade social. São grupos de crianças e adolescentes que nos encontros participam de atividades relacionadas a rodas cantadas, danças circulares e jogos cooperativos desenvolvidas pelo profissional com formação em Psicologia, juntamente com o acompanhamento de um profissional com formação em Educação Física. No mês de novembro as crianças tiveram um passeio de encerramento no Hotel Estância Ribeirão Grande, em Jaraguá do Sul.