Dia D de combate à dengue é nesta sexta
Nesta sexta-feira, dia 09, Dia D de combate à dengue, agentes comunitários de saúde de Schroeder estarão visitando prédios públicos como escolas, postos de saúde, entre outros, para realizar vistoria externa para verificar possíveis criadouros do mosquito. Também estarão entregando nas visitas domiciliares panfletos de orientações sobre a doença e cuidados necessários.
Saiba mais: A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.