Dia das Mães chegando…

Procon de Schroeder dá dicas de como não errar na hora de comprar o presente

Você já sabe o que vai comprar de presente para o Dia das Mães? Está acostumado a se planejar ou vai às lojas somente na véspera da data? O ideal é evitar a correria e procurar os produtos com calma, sem correr o risco de sair prejudicado durante as compras. Pensando nisso o PROCON de Schroeder listou algumas dicas:

Orçamento

É importante estabelecer o limite de gasto antes de ir às compras. Saber que tipo de produto comprar antes mesmo de sair de casa também ajuda a ganhar tempo na hora de realizar a pesquisa de preço. Se possível ter em mãos papéis de campanhas publicitárias, isso ajuda a exigir do lojista o preço anunciado.

Transparência

Os produtos expostos devem apresentar de maneira ostensiva os preços, bem como as parcelas e o total à vista. Nos pagamentos a prazo, o consumidor deve ser informado sobre o número de prestações e os juros.

Pagamento

Se for com cartão de crédito ou débito, o lojista não pode exigir um valor mínimo para o pagamento nesta modalidade. Lembrando que o pagamento uma vez no cartão de crédito é considerado pagamento a vista.  No caso de cheque, é importante que a data na qual será descontado esteja no recibo ou na nota fiscal.

Troca

Para trocar ou devolver o produto o consumidor tem até sete dias, se a compra foi realizada à distância, ou seja, na internet, através de revista, telefone etc. O mesmo prazo atende ao chamado “Direito de arrependimento”, previsto no Artigo 49 do CDC. O consumidor tem esse direito nas compras à distância porque ele não entra em contato direto com o produto, não sabe da real característica dele.

Nos estabelecimentos comerciais, o prazo se estende para 30 dias para produtos não duráveis e 90 para os duráveis. A lei só garante a troca por defeito, contudo em casos de numeração, modelo ou cor, por exemplo, é uma liberalidade do comércio. Por isso, caso a loja ofereça esta possibilidade faça constar por escrito na nota ou na etiqueta.

Ato da compra

O consumidor deve observar bem a situação dos produtos na hora da compra. Defeitos no vestuário, por exemplo, a troca é obrigatória. Se o presente for celular é mais segura à compra quando realizada nas lojas autorizadas e com o serviço mais adequado ao perfil da homenageada; o teste prévio de eletroeletrônicos é recomendado, bem como a checagem da embalagem e manual com informações da rede autorizada de assistência técnica.

No caso dos perfumes, a dica é conferir a validade, o volume e a composição do líquido. Tratando-se de cestas de café requerem por escrito a descrição de cada produto, a checagem de cada alimento e as condições de entrega e pagamento.