“ Só depois que saí percebi o perigo”
Dona Inês Fernandes, 53 anos, é uma das beneficiadas pela Prefeitura Municipal de Schroeder e Defesa Civil. Ela e mais três famílias receberam novas moradias na localidade de Itoupava-Açu. Isso porque, antes, moravam em “casinhas” com extrema situação de risco na encosta do Rio Itapocuzinho, localizado na Rua 23 de Março.
Natural de São Paulo e há 10 anos morando em Schroeder, Inês, encostada por problemas de saúde, recebeu uma casa modular de 39.41 m² com quatro cômodos, sendo sala, cozinha, dois dormitórios e um banheiro. “ Só depois que saí percebi o perigo. Aqui tenho tudo, principalmente segurança. Até a minha saúde melhorou. Na antiga casa vivia com resfriados e problemas de bexiga, nesta, nem preciso mais de remédios”, comemora.
Se antes o banheiro da casa de Dona Inês era sustentado por uma árvore e tinha diversos vazamentos, hoje ela se orgulha em apresentar o novo lar. Não é para menos. As quatro casas foram entregues com piso, são térmicas e aguentam quaisquer intempéries da natureza. “ Aqui realmente me sinto em casa. Tenho conforto e estou segura”.
De acordo com a diretora da Defesa Civil de Schroeder, Tania Dantas, a segurança dessas famílias foi a maior preocupação. Ela conta que as famílias foram selecionadas de acordo com critérios de Assistência Social, como por exemplo, renda, além da situação de risco onde viviam. Já as antigas casas foram demolidas na semana passada.
O custo de cada casa para o Estado foi de R$ 38 mil, com recursos do Fundec. A Prefeitura Municipal disponibilizou os terrenos e a infraestrutura. Os valores investidos foram de R$ 80 mil.