Mutirão recolhe mais de uma tonelada de lixo

A Prefeitura de Schroeder, através da Secretaria de Obras e Serviços, Agricultura, Águas de Schroeder e Defesa Civil, realizou no último sábado, dia 19, o I Mutirão Municipal de Limpeza em Rios.

De acordo com a diretora de Proteção e Defesa Civil, Tania Dantas, mais de 40 voluntários participaram da ação referente ao Dia Mundial de Limpeza em Praias e Rios. Segundo ela, como saldo de recolhimento do lixo urbano, o que foi retirado do Rio Itapocuzinho, daria para ser armazenado em uma caçamba normal.

Conforme levantamento, foram recolhidos mais de uma tonelada de lixo, entre pneus, lixo doméstico e até mesmo colchão. No entanto, a surpresa foi o lixo ecológico. “Foram retirados do Rio Braço São José, galhos e troncos de árvores que foram se avolumando ao serem sendo trazidos pela correnteza. Estes, ao fixarem-se no pilar da Ponte Gneipel, estavam comprometendo a estrutura da obra, além de obstruir a vazão das águas”, completa Tania.

O I Mutirão Municipal de Limpeza em Rios contou com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina e apoio da empresa Banana Brasil, Serraria Maske, Folha SC, Conselho Tutelar, Clube de Canoagem Kentucky e AMVALI. O próximo mutirão está programado para o mês de outubro.

Pontos de Assoreamento

No último sábado também foi feito o diagnóstico dos pontos críticos de assoreamento do Rio Itapocuzinho, que por meio da Consultoria do Colegiado da Defesa Civil da AMVALI, juntamente com o Engenheiro voluntário da Prefeitura de Schroeder, fizeram o mapeamento dos 15.916,75 metros percorridos.