Schroeder realiza I Mutirão de Limpeza em Rios
A Prefeitura de Schroeder, através da Secretaria de Obras e Serviços, Agricultura, Águas de Schroeder e Defesa Civil, realiza neste sábado, dia 19, o I Mutirão Municipal de Limpeza em Rios.
O evento faz parte das ações de proteção ao meio ambiente e visa contribuir para prevenção de cheias, possibilitando a atuação do governo junto as comunidades, ONGs e voluntários, unindo forças e contribuindo para a preservação da natureza.
O local de encontro e concentração será a Ponte Gneipel (ao lado do terreno da sede do Conselho Tutelar), com início às 8h. Os participantes receberão kit com sacos plásticos e luvas, além de lanche. O encerramento está previsto para às 13h. Em caso de chuva o evento será cancelado!
Área de abrangência: A extensão poderá ser compreendida no percurso navegável do Rio Itapocuzinho, em parceria com a Associação de Canoagem Kentucky, saída Ponte Trindade chegada na Ponte do Portal de Schroeder. O local do encontro do Rio Braço São José será a Ponte Gneipel onde se pretende içar galhos e árvores caídas nos pilares da ponte, desassorear o canal lateral e limpar embaixo da ponte, nos dois lados da estrutura.
A segunda etapa do Mutirão está prevista para a primeira semana de outubro em parceria com a Defesa Civil de Jaraguá do Sul.
Saiba mais sobre o mutirão
O mutirão também é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias é um dos movimentos internacionais de meio ambiente mais inspirador e efetivo que existe, por utilizar da mobilização social como instrumento de engajamento popular para conservação e proteção dos recursos naturais.
Comemorado nos quatro continentes, o evento teve início na Austrália e América do Norte nos anos 80 e, é a maior ação global para limpeza do planeta. O “Clean Up the World” já envolveu mais de 35 milhões de pessoas e vem possibilitando mudanças de atitudes e comportamentos em nível local realizando diversas atividades ambientais.
A ação no Brasil é chamada como o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP, e já movimenta voluntários por todo o país há mais de 15 anos. Idealizada para acontecer com a chegada do outono o hemisfério norte com o objetivo de celebrar o término do verão com uma grande limpeza dos ambientes naturais usados nesse período, à campanha coincide com o início da primavera brasileira.