Schroeder tem 1º Plano Municipal de Educação

Pela primeira vez, Schroeder conta com um Plano Municipal de Educação (PME). O documento foi aprovado pela Câmara de Vereadores no final do mês de junho e representa um marco na história da cidade. Com vigência de dez anos é alinhado aos Planos Nacional e Estadual.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maykel Roberto Laube, o PME revela uma política pública canalizada para o preceito de elevação do nível de escolaridade da população. Também representa a redução das desigualdades sociais, caucionando o acesso e permanência das crianças na educação pública, oferecendo ainda, a democratização da gestão do ensino. “ Nosso objetivo é que os alunos construam sua aprendizagem em ambiente estimulador do pensamento crítico/analítico com sólida base científica nos saberes propostos e desenvolvidos no espaço escolar”, completa.

Segundo Laube, no total, 253 estratégias integram o PME de Schroeder e contemplam objetivos das diferentes esferas. Em relação ao espaço físico, por exemplo, ele afirma que pensando no expressivo crescimento populacional havido em Schroeder desde 2012, é necessário pensar na ampliação das unidades de ensino, além da reorganização dos horários e na formação do professor.

Para isto, foi preciso mapear a realidade da cidade e projetar a década com bases nos dados. “Ações como a efetivação do levantamento trimestral da demanda por creche para a população de 0 a 3 anos, como forma de planejar a demanda, aliada a implantação da avaliação da Educação Infantil no que diz respeito a infraestrutura, quadro de pessoal, condições de gestão e recursos pedagógicos, entre outros, conduziram os atores sociais a engajar-se na discussão das estratégias. E veja, nestes atores sociais, contemplamos não só a comunidade escolar, mas a sociedade civil, além de todo o corpo docente”, finaliza.

Para o prefeito Osvaldo Jurck, através do PME, o município de Schroeder efetivará uma política pública de melhoria da qualidade de ensino e de vida aos cidadãos. “ Schroeder evolui com a elaboração de seu primeiro Plano Municipal de Educação, seguindo os preceitos da participação democrática de todos os envolvidos no processo educacional e construção de uma política educacional para todos os níveis, em todas as esferas, etapas e modalidades de ensino”, ressalta.

O que muda com a implantação do 1º PME:

Para o aluno: Atendimento educacional especializado, respeitado em suas diferentes realidades linguísticas;

Para o professor: Participativo, respeitado pelo Plano de Carreira incentivando ao processo de formação contínua, além da valorização profissional;

Para o Processo: Acompanhamento pontual, avaliação processual e contínua, diretrizes curriculares atualizadas e em consonância com linhas de pensamento pedagógico, correção idade/série;

Resultado: Melhorias nos índices do IDEB, avaliação coerente e em acordo com a legislação (LDBEN 9394/96).