“Celebrando com o PNAE”

Na última sexta-feira, dia 24, a Prefeitura Municipal de Schroeder, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou evento comemorativo aos 60 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na ocasião, estiveram presentes integrantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), autoridades locais, produtores rurais que fornecem produtos à merenda, entre outros convidados que conheceram mais de perto alguns dos alimentos oferecidos aos alunos.

Segundo a nutricionista Cheila Adriane Klitzke, da Secretaria da Educação de Schroeder, a alimentação escolar vem para suplementar o desenvolvimento da criança, suprir as necessidades nutricionais e ao mesmo tempo trabalhar uma alimentação saudável ao aluno. “ Hoje a maior preocupação não é mais a desnutrição, mas sim o sobrepeso. Por isso, a importância de incentivar hábitos alimentares saudáveis na criança desde cedo e no ambiente escolar”, completa.

Cheila conta que uma grande variedade de alimentos é disponibilizada aos estudantes no município, desde alimentos integrais, frutas e verduras, além de alimentos específicos para quem tem intolerância a lactose ou doença celíaca. “ Temos uma alimentação diferenciada com vários produtos da agricultura familiar, produtos orgânicos e de qualidade. Hoje, Schroeder é referência neste assunto. Sempre tivemos abertura para investir na alimentação dos nossos alunos”, finaliza.

Para o prefeito Osvaldo Jurck, a alimentação escolar é uma preocupação da administração atual. Isso porque, segundo ele, ela influencia diretamente no aprendizado do aluno, assim como na saúde.

Além dos benefícios aos estudantes, o programa ainda traz incentivos ao agricultor local. De acordo com o prefeito, o PNAE exige que no mínimo, 30% do alimento escolar seja de origem do próprio município. “ Já estamos bem acima deste percentual. O programa valoriza o nosso agricultor, o incentiva a investir mais em seu plantio e produção, além de oferecer segurança para que ele se mantenha no mercado. Os benefícios são para todos”, finaliza.

Sobre o PNAE

Implantado em 1955, o programa contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentar saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.