GOLPES EM COMPRAS PELA INTERNET

Estima-se que no segundo semestre de 2022, 61% da população brasileira esteja comprando via internet, enquanto apenas 22% ainda preferem realizar a compra pela loja física.

Desta forma, o PROCON de Schroeder preparou uma série de dicas e cuidados para evitar golpes em compras online.

– Procurar no site se a loja possui identificação, como CNPJ, endereço, telefone, e-mail; (essas informações são importantíssimas antes de realizar alguma compra, pois é através dela que é possível localizar a empresa).

– Consultar o nome da loja no google e no site reclame aqui para verificar se existe reclamações de outros consumidores que foram vítimas de golpes;

– Verificar se o site possui uma conexão segura; (símbolo do cadeado no canto esquerdo do link do site).

– Preferir pagamento com cartão de crédito; (caso seja golpe é mais fácil de realizar a contestação da compra com o próprio banco).

– Nunca fazer pagamento de pix para pessoas físicas em compras de lojas que possuem CNPJ;

– Sempre que for realizar pagamento via boleto verificar se o beneficiário confere com os dados do site;

– Prefira realizar a compra em sites de lojas conhecidas e seguras;

– Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido;

– Caso tenha sido vítima de golpe de compra online registre um boletim de ocorrência e venha até a sede do PROCON com todas as informações reunidas.

PROCON DE SCHROEDER
(47) 3374-6540 (FONE E WHATS)
E-MAIL: PROCON@SCHROEDER.SC.GOV.BR