Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo será neste sábado (30)
Quatro casos de sarampo já foram confirmados em Schroeder e mais seis aguardam análise. Os dados chamam a atenção da Secretaria de Saúde, que reforça a importância da vacinação, já que este é o único meio de prevenção da doença.
A campanha nacional de vacinação contra o sarampo iniciou no mês de outubro. Na primeira fase, entre os dias 7 e 25, a campanha voltada para crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, imunizou 143 crianças.
A segunda fase, iniciou no dia 18 de novembro e segue até o próximo sábado (30/11). Voltada para pessoas entre 20 e 29 anos que não estejam com a carteirinha de vacinação em dia, Schroeder conta com 2.218 pacientes nesta faixa etária. Destes, apenas 106 procuraram a unidade de saúde. “Vale ressaltar que é uma campanha seletiva, ou seja, voltada apenas para quem não recebeu as duas doses da vacina até os 29 anos”, explica a técnica de enfermagem Lucia Bruhmuller.
No próximo sábado (30/11), será o “Dia D”, da campanha de vacinação. Neste dia, as unidades de saúde do Centro, Schroeder I e Centro Norte atenderão das 8h até as 11h30min e das 13h até as 16h30min. Outra opção para colocar a carteirinha em dia é o horário estendido da Unidade de Saúde do Centro, nesta quinta-feira (28/11), haverá atendimento exclusivo para vacinação das 17h até as 20h.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, transmitida por vírus e pode ser fatal. A transmissão pode ocorrer por tosse, fala, espirros ou até quando uma pessoa infectada respira próximo a outras pessoas.