Alunos do CEIM Girassol participam de projeto “Expressões Faciais”

As crianças do C.E.I.M. Girassol participaram de um projeto de Arte com as Professoras Jaqueline H. Modrock e Priscila B. A. de Oliveira chamado “Expressões Faciais”.

A ideia teve início quando as Professoras perceberam que as crianças apresentavam interesse pela projeção de si mesmo, seja frente ao espelho ou na fotografia. Segundo as Professoras, “é interessante observar sua interação com a própria imagem e como brinca com suas expressões”, pois qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, é capaz de reconhecer no rosto de outra pessoa as emoções elementares: medo, surpresa, raiva, nojo, tristeza, angústia e alegria. O rosto é o principal lugar onde as emoções se expressam. Outra característica do projeto é oportunizar momentos em que as crianças sejam instigadas à curiosidade de conhecer o que o outro sentiu, reconhecendo, assim, nas suas expressões e nas dos colegas, as emoções.

Com o projeto em andamento as crianças conseguiram explorar e manusear diferentes texturas, observar e reconhecer as expressões que as emoções causaram em si mesmos e nos outros, expressar suas idéias, sentimentos e emoções através do diálogo e conversa em grupo relatando com suas próprias palavras ou gestos suas opiniões e puderam ser registradas as diferentes expressões através das fotografias para que fossem apresentadas às próprias crianças posteriormente.

Através de uma simples caixa de papelão, no formato de caixa surpresa (no Berçário I a caixa foi substituída por uma bacia de plástico), as crianças puderam vivenciar diferentes sensações: gelado, molhado, liso, pegajoso, escorregadio, entre outros. Essas sensações antes não provadas pelas crianças provocaram uma reação e esta reação resultou em uma expressão: medo, surpresa, raiva, nojo, tristeza, angústia e alegria, as quais, foram registradas por meio da fotografia.

Ao colocarem a mão na caixa, as crianças foram instigadas a dizer com suas palavras que tipo de textura estavam sentindo e o que imaginavam que fossem. Por fim, elas puderam observar suas expressões e as dos colegas tentando reconhecer as emoções que foram vivenciadas.