Visita verifica condições de funcionamento da Usina do Bracinho

Na última terça-feira, dia 06, uma comitiva formada pelo prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, diretora de Proteção e Defesa Civil, Tania Dantas, Coordenador Regional de Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, e representantes da Amvali, juntamente com técnicos da Celesc Geração, fizeram uma visita técnica às instalações e barragens da PCH Bracinho, nos municípios de Schroeder e Joinville.

Segundo a diretora Municipal de Proteção e Defesa Civil, Tania Dantas, a visita teve como objetivo principal estreitar a comunicação com a Celesc e averiguar as condições de funcionamento e segurança da Usina do Bracinho. O agendamento se deu em função de compromisso firmado entre Celesc, Ministério Público e Prefeitura de Schroeder.

“ Esta movimentação teve início por meio de um Inquérito Civil, a pedido do Colegiado da Defesa Civil da Amvali, comandada pelo Promotor de Defesa do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt dos Santos, em função da ausência da comunicação de canal eficiente com a empresa, bem como para saber da existência de Planos de Segurança e Emergência de Barragens”, explica.

Tania afirma que a visitação possibilitou muito mais do que estreitar este canal, trouxe esclarecimentos a informações importantes, como o investimento na modernização da Usina Bracinho, no valor de R$ 3,7 milhões. Além da manutenção rotineira, novos equipamentos e tecnologia de ponta que deverão ser instalados nos próximos meses. “ A parceria que surgiu entre a Celesc e o Município de Schroeder vai contribuir para ampliar o roteiro de visitas as instalações”, finaliza.

Segundo o Engenheiro Civil, Silvio José dos Santos, as três barragens se encontram em nível normal de segurança, conforme estabelece as normas da ANEEL. A Celesc ainda informou que está automatizando o monitoramento dos reservatórios através da telemetria e as operações nas barragens.

No início do ano que vem, a Celesc apresentará na Amvali o Plano de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergências (PAE) da PCH do Bracinho que está em fase de revisão.

Saiba Mais:

A primeira e menor barragem da PCH do Bracinho instalada em Schroeder foi do 1º Salto em 1931, com um volume do reservatório de 200.000 m³. Mais tarde foi construída a maior barragem do 8º Salto em 1947, podendo reservar até 7.100.000m³. A barragem Rio do Julio foi instalada em 1960, já no município de Joinville, armazenando até 2.500.000 m³ de água.