Schroeder lança projeto piloto na área de robótica

Na manhã da última sexta-feira, dia 19, a Prefeitura de Schroeder, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, lançou oficialmente o projeto “Robótica nas Escolas”. O evento aconteceu na Escola Santos Tomaselli, no Bairro Rancho Bom, e contou com a presença do prefeito Osvaldo Jurck, do secretário de Educação Maykel Laube, além de alunos e professores.

Segundo o secretário Maykel Laube, inicialmente, o projeto será realizado com os alunos do 8º e 9º ano da Escola Santos Tomaselli. No total, são quatro kits que oferecem a possibilidade de mais de 100 composições com as peças. O investimento é de R$ 8 mil com recursos próprios. “Schroeder está no meio de cidades industrializadas, onde não se trabalha mais com a parte manual, mas com tudo robotizado através de comandos. O objetivo é desenvolver a criatividade dos alunos e ajuda-los a se inserir no mercado de trabalho”, destaca Laube.

O secretário afirma ainda que até o final deste ano a previsão é que outras escolas do município também sejam beneficiadas com o projeto. “ Só o quadro e o giz não são mais suficientes para o desenvolvimento do aluno”, finaliza.

Já o professor de matemática, Ronir Voigt, um dos responsáveis pelo projeto, explica que o principal objetivo é trabalhar a prática com a teoria. Segundo ele, depois da pesquisa de campo, o aluno trabalha a aplicação e cálculos em sala de aula. “ No caso de uma empilhadeira, por exemplo, o aluno trabalha a velocidade, potência e força da mesma. Ele adquire uma visão melhor do que é física e matemática no dia a dia. Além disso, são diversos modelos que o aluno pode aplicar em conjunto com outras disciplinas”, conta.

Para o aluno do 9º ano, Guilherme Douglas Avance, a oportunidade de aprendizado é única. “Já tenho muitas ideias do que montar e programar, afinal, um projeto como este pode ser um futuro para nós alunos”, finaliza.