Prefeitura de Schroeder sedia reunião com a Polícia Militar Ambiental de Joinville

No dia 20 de maio, por solicitação da Polícia Ambiental de Joinville foi realizada uma reunião onde foram chamados: a Sociedade de Vala Braço do Sul, a Prefeitura Municipal de Schroeder e o Comitê de Bacia do Rio Itapocu. A pauta trazida pela Polícia Ambiental foi sobre a captação de água do Rio Braço do Sul , o Canal de Derivação Braço do Sul, que abastece por gravidade 29 famílias produtoras de arroz.

Inicialmente o comandante Fábio Henrique Machado agradeceu a presença de todos e se apresentou pois é o novo Comandante do 4º. Pelotão de Polícia de Proteção Ambiental. Disse que a PMA está à disposição para conversar e não visa punir e sim verificar como é possível resolver determinado problema, caso haja algum conflito. Em seguida o Soldado Mauro Augusto da Silva apresentou o fato que foi uma denúncia de que haveria nova captação para a vala, desviada do canal principal e mostrou registros fotográficos.

Em seguida o Presidente do Comitê Itapocu Sérgio Santini falou que neste contexto o papel do Comitê é justamente conversar com todos os atores sociais envolvidos e caso exista, resolver um conflito. Mas que conhece e até participou há mais de 20 anos da construção desta vala que historicamente o problema mais comum sempre foi quando se lança esgoto na vala prejudicando a qualidade da água. Em seguida a consultora perguntou aos presentes se há algum conflito, que falta água para algum uso no rio principal, por exemplo.

O Prefeito Sr. Oswaldo Jurck disse que esta sociedade já exista há muitos anos e nunca houve nenhum conflito, que por vezes o que é comum é o rio vir com muita força e trazer muitos seixos, pedras e areia que sedimentam o rio e alteram o antigo leito. Complementou sua fala dizendo que este canal é muito importante no município para atender esta importante atividade econômica.

Os rizicultores sim enfrentam por vezes problemas com os vizinhos que captam água clandestinamente. Eles próprios, não apontaram nenhum outro conflito, então o SR. Ivo Müller representou num desenho o que aconteceu. A antiga curva que havia antes da captação foi levada e retificou a curva, eles subiram um pouco à montante e tiveram que fazer uma nova captação mas dizem que a quantidade de água captada é a mesma.

A PMA sugeriu que o município e os usuários atendam a Política Nacional de Recursos Hídricos e se cadastrem como usuários de água. A consultora do Comitê Itapocu perguntou se eles possuem dados sobre a vazão captada e distribuída, mas eles não possuem, a água corre somente por gravidade e não é bombeada. Explicou o que é gestão de recursos hídricos, resumidamente planejar para ter água em quantidade qualidade para atender todos os usos da bacia, inclusive ambientais e o quanto eles são importantes usuários de água e podem contribuir no processo de gestão. Finalizou convidou eles para que participem do treinamento para que possam se cadastrar.

Ao final a PMA sugeriu que como encaminhamento seja feito um estudo, um diagnóstico, onde o Comitê possa orientá-los e auxiliá-los no levantamento de dados sobre esta atividade. Os participantes todos se colocaram a disposição para contribuir nesta tarefa que será liderada pelo Comitê e concluiu-se que este diagnóstico será muito importante e servirá como uma pesquisa piloto com os usuários de água associados de vala.