Uso de máscara não é mais obrigatório e passa a ser opcional na rede municipal de Schroeder

A Secretaria Municipal de Educação de Schroeder informa que a rede municipal seguirá o decreto do Governo do Estado que traz novas regras em relação ao uso de máscaras em Santa Catarina. A partir desta segunda-feira (14), o uso de máscaras não será mais obrigatório nas escolas do município, destaca a secretária municipal de Educação, Armelinda Walz Schmitt. Na prática, o que era obrigatório se torna opcional e uma recomendação de saúde pública.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o cenário de março de 2022 é muito diferente comparado ao ano passado porque temos vacina. “Casos, óbitos e internações diminuíram muito. E nós temos que dar um passo à frente. Não há mais que se fazer obrigatoriedade da máscara, por decreto ou lei, mas continuamos recomendando firmemente em ambientes fechados e aglomerações”.

O Governo do Estado reforça que a Covid-19 é uma doença infectocontagiosa e faz um apelo aos pais e/ou responsáveis: “vacinem seus filhos”. Uma série de levantamentos da Secretaria de Estado da Saúde evidencia que, conforme os índices de vacinação aumentam, as internações e os óbitos caem proporcionalmente.

No início de fevereiro, havia 67.036 registros de pessoas contaminadas pela Covid-19 no estado. Atualmente, o número já está abaixo dos 10 mil. Santa Catarina mantém índices de vacinação acima dos 82% de esquema primário completo (duas doses ou dose única).

Em Schroeder, segundo o boletim Covid divulgado na sexta-feira (11), 31.560 doses de vacina foram aplicadas no município. Desde o início da pandemia, foram confirmados 5.968 casos na cidade, com 5.902 pacientes recuperados e 44 óbitos. Há 22 pessoas em tratamento (casos ativos). Nenhuma pessoa está internada em hospital.